Os integrantes da Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI/RS) Multimídia se reuniram terça-feira em Porto Alegre, para debater temas importantes com o superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), Juliano Colombo. Assuntos como o movimento do curso demográfico, a ascensão da mulher no mercado de trabalho, a saúde e os cuidados com adultos e idosos e o movimento da educação estiveram em pauta.
LEIA TAMBÉM: Sesi avalia seis terrenos para construir centro educacional de até R$ 30 milhões em Santa Cruz
Colombo destacou que muitos desafios estão surgindo no pós-pandemia, e essas questões precisam de mudanças na saúde pública. Uma delas é a baixa mortalidade. “As pessoas estão vivendo mais e, com isso, é preciso ter um olhar diferente para o adulto. Com os trabalhadores permanecendo no mercado, a saúde não se paga, é preciso tratar na causa e ter um olhar conforme a realidade de vida das pessoas”, afirmou.
Publicidade
Outras questões abordadas foram relacionadas à educação e ao trabalho. Com as empresas exigindo cada vez mais profissionais capacitados, haverá cada vez menos trabalhadores para as linhas de produção, também essenciais no processo produtivo. Ao mesmo tempo, o custo de vida subiu.
Na avaliação do superintendente, é necessário ter projetos para que as pessoas alcancem o sucesso através de seus esforços. “É possível mudar a realidade por meio da educação”, salientou.
LEIA MAIS: VÍDEO: o que Santa Cruz pode esperar da Escola Sesi de Ensino Médio
Colombo levantou questionamentos sobre o planejamento dos municípios em relação à estrutura para mudanças no futuro. Destacou que a mídia tem esse papel de falar sobre a pauta e promover a interação entre empresários e o setor público para debate do assunto e melhor aplicação do dinheiro público. “A Prefeitura é como se fosse a empresa, o prefeito o CEO e a sociedade o conselho, mas não se tem projetos a longo prazo. A cada quatro anos, fazem coisas diferentes e assim não se evolui.”
Publicidade
O presidente da ADI Multimídia, Ricardo Silberschlag, colocou a entidade à disposição para contribuir com o Sesi. Ele enfatizou que o momento foi importante para conhecer o trabalho da instituição e do sistema 5S, bem como a atual carência de investimentos na educação do interior. “O Sesi promove debates para desenvolver as comunidades, não só locais como também regionais, e é possível se beneficiar desse modelo”, comentou Silberschlag.
LEIA TAMBÉM: Reindustrialização e reformas são temas da 2ª Semana da Indústria de Santa Cruz
Sistema 5S
Termo que define o conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica que, além do nome iniciado com a letra S, têm raízes comuns e características organizacionais similares.
Publicidade
Fazem parte do sistema o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Existem ainda o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Serviço Social de Transporte (Sest).
Luana Schweikart
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!