Na próxima quinta-feira, 8, acontecem as celebrações do feriado de Corpus Christi. Como parte da tradição da data, que relembra a entrada festiva de Jesus em Jerusalém, é tradição a confecção de tapetes com serragem, areia, flores e outros materiais. Na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul uma das voluntárias é Lúcia Ertel, que participa deste trabalho desde 1988.
“Eu iniciei esse trabalho um pouco incentivada pelo então bispo Dom Alberto. Em anos anteriores, ele lembrava que em muitos lugares se faz, em homenagem a Jesus, esses tapetes coloridos. Então, eu pensei comigo: ‘será que não poderíamos fazer alguma coisa assim também?’. No ano seguinte, eu fiz o primeiro tapete. Foi bem simples, a gente não tinha experiência de como fazer, mas ao longo dos anos a gente foi aperfeiçoando um pouquinho, cada vez mais”, conta.
LEIA TAMBÉM: Café na Catedral? Ideia pode ser solução para arrecadar fundos
Publicidade
Na manhã desta segunda-feira, 5, já havia um painel em frente ao altar, dando início à confecção. Conforme Lúcia, o tapete deve passar por todo o corredor da Catedral e chegar até a calçada. Na tarde desta quarta-feira, 7, estudantes da catequese e do Colégio Marista São Luís também participarão do processo, ajudando a colocar alguns materiais. Os trabalhos mais intensos devem ser durante a noite, quando as voluntárias estarão até a meia-noite finalizando o tapete.
Missa com procissão
No dia de Corpus Christi, será celebrada uma missa na Catedral São João Batista. A solenidade acontecerá a partir das 9 horas, e após haverá uma procissão. O bispo Dom Aloísio Alberto Dilli comandará as celebrações. Na data, também será feito o chamado tapete solidário, em que fiéis podem doar um quilo de alimento não perecível a ser distribuído entre pessoas carentes. Quem não puder comparecer no dia já pode entregar as doações na própria Catedral.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!