O auditório do bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), neste sábado, 3, foi palco para o debate e a elaboração das propostas a serem apresentadas pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). A pauta da Conferência Municipal do Povo de Terreiro foi focada em três eixos temáticos: violências históricas, desigualdades estruturais; afrocentricidade, etnodesenvolvimento; e valores e perspectivas para a descolonização da democracia.
Presidente do Compir, a ilarixá Vera Lúcia da Silveira destaca a importância desse evento, que tem como função a elaboração das proposições, que são levadas ao Executivo municipal e passam a ser normativas para a elaboração de políticas públicas. O encontro também serve para a escolha dos delegados, que participarão da Conferência Estadual, que será realizada em setembro.
LEIA TAMBÉM: Regina Alves Ferreira autografa “O menino valente”
Publicidade
Enquanto aguardam a aprovação do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Santa Cruz do Sul (CMPTSC), as atividades relacionadas ao segmento são coordenadas pelo Compir que tem essa entre suas atribuições. Vera ressalta o momento em que o mestre Carcará, do Grupo Internacional de Capoeira Oxosse, falou sobre o mecanismo, que era usado nas senzalas como uma forma de defesa. Meninos que participam de projeto do Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum fizeram demonstração de capoeira. “Foi uma roda de capoeira como demonstração ritualística da liturgia dessa tradição”, enfatiza Vera.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade