Começou na quarta, 31, e segue até esta quinta-feira, 1º, a primeira edição do Eli Summit RS, evento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae RS) na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). As atividades ocorrem no ginásio do campus. Nesta quinta-feira, 1º, a programação teve início às 9 horas e se encerra com uma palestra às 17 horas.
O diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, salienta que esse é o primeiro evento de ecossistemas locais do Estado. “Já temos mais inscritos aqui do que no encontro nacional que aconteceu em Recife. Justamente porque o ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul está num nível muito avançado de engajamento entre os atores diversos.” Nesta quarta-feira, foram aproximadamente 350 inscritos, com expectativa de passar de 500 até o final.
LEIA MAIS: Eli Summit promove painéis e palestras sobre inovação até quinta-feira
Publicidade
De acordo com o diretor, o objetivo do encontro é levar para um mesmo ponto as pessoas que trabalham com inovação no Estado. “Para que elas façam conexões e possam extrair o que há de melhor em cada local, para transformar o ecossistema estadual em algo potente, que possa ajudar o Rio Grande do Sul a encontrar um caminho de prosperidade via inovação”, acrescenta.
Conforme a gestora de Projetos de Inovação do Sebrae RS, Natália Canever, o Eli Summit de Santa Cruz é o primeiro evento de ecossistemas locais de inovação que tem como intuito principal conectar pessoas e gerar negócios e parcerias nessa área. “Fazer com que as pessoas se conheçam em todo o Estado, porque hoje temos espalhados alguns ecossistemas com governanças formalizadas, instituições que já trabalham em conjunto. A intenção do evento é conectar para que cada canto do Rio Grande do Sul consiga entender o que o outro está fazendo, gerando práticas, conexões e parcerias”, explica.
LEIA MAIS: Santa Cruz vai sediar evento estadual de inovação; confira a programação
Publicidade
Um dos motivos da escolha por Santa Cruz do Sul, segundo Natália, foi o fato de a cidade possuir uma governança formalizada, que é o Converge. “Aqui já estão atuando em conjunto em projetos para desenvolver o município e também porque os grandes eventos acontecem no eixo Região Metropolitana de Porto Alegre e Serra Gaúcha. Além disso, Santa Cruz do Sul está no Centro do Estado, e isso facilita”, completa.
Santa Maria participa para buscar conexões
A professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Carmen Rosa e a secretária de Desenvolvimento Econômico do mesmo município, Ticiana Fontana, fazem parte da comitiva de aproximadamente 30 pessoas que veio participar do evento em Santa Cruz do Sul. “Minha função enquanto professora dessa área é levar para os alunos e comunidade acadêmica oportunidades que vão além daquelas com que já estão acostumados dentro de suas áreas de capacidade técnica”, explica Carmen, que é engenheira química e doutora em engenharia elétrica.
LEIA TAMBÉM: Evento promove reflexões sobre a inovação na saúde
Publicidade
Segundo ela, é importante que a Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova), professores, funcionários técnico-administrativos e alunos envolvidos com empreendedorismo se façam presentes nos eventos que são proporcionados em ambientes de inovação.
“Sempre retornamos com uma bagagem de network, de troca de ideias, a partir das apresentações e cases de sucesso. A gente consegue voltar de uma forma oxigenada para levar à universidade, para Santa Maria e à governança do Inova Centro, novas soluções para problemas que são enfrentados por outras cidades também”, acrescenta. O Inova Centro é o ecossistema de inovação de Santa Maria.
LEIA TAMBÉM: Marco Avaliativo Inova RS visitará ecossistema regional dos Vales em julho
Publicidade
A secretária de Desenvolvimento Econômico destaca que esse tipo de evento inspira e conecta. “Aqui a gente pode compartilhar algumas falas, ver como está o ecossistema em diferentes regiões do Estado e observar as tendências até 2035. Um município que quer buscar o desenvolvimento precisa estar cada vez mais conectado, com mais investimentos, novas ideias, e aqui a gente busca essa inspiração. E também conseguimos ver que nosso ecossistema está bem posicionado no Rio Grande do Sul”, frisa Ticiana.
Programação
Quinta-feira, 01/06
- 9 às 12 horas – Sessão de negócio e rodas de conversa. Badesul, BRDE, Centro de Inovação e Tecnologia de Novo Hamburgo, Embrapii, Fapergs, Inova RS, Instituto Hélice, Instituto Aliança Empresarial, Pacto Alegre, Promove Lajeado, Sebrae RS, Ventiur e Vibee Unimed estarão no evento buscando parcerias e negócios
- 13h30 – Empreendedorismo nas Vilas e Favelas
- 14 horas – Semeando o Futuro – Ecossistemas no Interior do RS
- 14h45 – Pacto pela Inovação de Rio Grande
- 15h15 – Soluções inovadoras para os desafios sociais enfrentados pela comunidade
- 15h45 – Comunidade RS
- 16h15 – Smart Policing LAB
- 17 horas – Palestra de encerramento – Silvio Meira (TDS Company & Cesar.school)
*Colaborou John Kaercher Machado
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!