Todos os meses a chef Cátia Leal, do curso de Gastronomia da Escola Senac Santa Cruz do Sul, traz para o caderno GAZtronomia uma receita especial. E no Dia Mundial do Hambúrguer não poderia ser diferente. Desafiada a trazer uma opção saborosa e que possibilitasse aos leitores reproduzirem um hambúrguer gourmet em casa, ela criou o Blend Burger.
Como o nome já sugere, a iguaria leva um hambúrguer preparado com um blend de carnes bovinas de qualidade, que por si só já confere um ótimo sabor. Mas o diferencial da preparação fica por conta do sal de bacon e da maionese de rúcula, dois ingredientes que se destacam e, sem dúvida, vão agradar até aos paladares mais exigentes.
LEIA MAIS: GAZtronomia: caderno dedicado ao Dia Mundial do Hambúrguer
Publicidade
Durante a preparação, Cátia deu algumas dicas importantes, como a de preparar e grelhar os hambúrgueres com as carnes bem geladas. Isso vai garantir que eles não percam a “liga” durante o processo. Já o sal só deve ser acrescentado durante a fritura. Se colocado antes, além de mascarar o sabor da carne, vai fazer com que ela perca sua suculência.
Quanto ao pão, vale a preferência de quem for consumir. Ele, inclusive, pode ser preparado em casa, se a pessoa tem tempo e gosta de colocar a mão na massa. O de Brioche, pelo seu sabor mais adocicado, contrasta com o restante dos ingredientes e fica muito saboroso. Finalmente, ela garante que fazer hambúrguer em casa é uma ótima pedida para reunir a família e os amigos, e pode ser um momento de muito prazer e descontração. E as opções são infinitas, basta usar a criatividade.
LEIA MAIS: Dia do Hambúrguer: veja sugestões para comemorar a data com muito sabor
Publicidade
Passo a passo do Blend Burger
- Bife (blends de carnes bovinas moídas)
- 600 gramas de fraldinha
- 400 gramas de peito
- 200 gramas de gordura de coxão de dentro, para dar liga e mais sabor
Com as carnes bem geladas, misturá-las muito bem. Dividir em porções de aproximadamente 180 gramas. Fazer bolas trabalhando bem essa massa. Achatar para formar os bifes. Aqui a dica é apertar um pouco o centro do bife, deixando as bordas um pouco mais altas. Guarde na geladeira até a hora de fritar.
Na frigideira bem quente e untada com a gordura do bacon, selar os hambúrgueres por cerca de três minutos de cada lado. É nessa hora que entra o sal de bacon, que vai ser colocado sobre eles durante a fritura. Depois de virar, pode regar com um pouco mais da gordura do bacon. Quando pronto, colocar fatias de queijo cheddar sobre eles. Nessa hora, a dica é colocar um pouquinho de água no fundo da frigideira e cobrir com uma tampa para derreter o queijo. Deixar uns 30 segundos antes de desligar o fogo. Tirar da frigideira, pôr sobre uma tábua e deixar descansar por alguns minutos antes de finalizar a preparação.
Sal de bacon
- 75 gramas de lâminas de bacon
- 200 gramas de sal grosso
- 1 colher de sopa de páprica defumada
Colocar as lâminas de bacon lado a lado na frigideira bem quente. Fritar até que fiquem bem crocantes. Deixar esfriar bem e liquidificar junto com o sal grosso e a páprica.
Publicidade
Maionese de rúcula
- 500 gramas de maionese
- 1/2 maço de rúcula
- 1 colher de sobremesa de sal
- 1 dente de alho ralado
Liquidificar todos os ingredientes.
Cebolas crocantes
- Fatiar duas cebolas em rodelas e colocar em um pote com água e gelo para tirar um pouco a acidez e mantê-las crocantes.
Tomates grelhados
- Fatiar um ou dois tomates na espessura de meio centímetro e temperar os dois lados com o sal de bacon. Na frigideira bem quente, untada com uma colher de sopa da gordura que saiu do bacon, grelhar as fatias de tomate por aproximadamente um minuto de cada lado.
Montagem
- Comece cortando os pães de hambúrguer (os de brioche são ótimos) ao meio. Pincele manteiga derretida nas superfícies internas de cada lado dos pães e coloque na frigideira bem quente para selar. Na sequência, passe a maionese na base dos pães, coloque uma fatia de alface americana levemente rasgada, uma fatia de tomate, anéis de cebola e o bife. Passe maionese na outra metade do pão antes de fechá-lo. Também pode colocar picles, se desejar. E, para dar um toque especial, sirva acompanhado de crisps de cebola. Bom apetite!
Provamos!
Definitivamente, hambúrguer não é tudo igual. A mistura de ingredientes, de temperos e molhos é que vai dar os toques que os diferenciam. No caso do Blend Burger, preparado pela chef Cátia, já começa na mistura das carnes, principalmente pela porcentagem na medida de gordura que leva. A maionese de rúcula surpreendeu, ainda mais com a presença do alho, que deu um toque bem sutil no preparo. Já o sal de bacon ganhou estrelinhas.
A combinação do bacon com sal grosso e páprica defumada fez toda a diferença no hambúrguer. Fora tudo isso, ainda teve o tomate grelhado que, mesmo recebendo sal em seu preparo, teve seu tom adocicado destacado. Sem dúvida, um hambúrguer muito saboroso e que quero preparar na minha casa para oferecer a minha família e meus amigos.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade