Quatro frigoríficos e 11 indústrias de embutidos de Santa Cruz do Sul foram fiscalizados pela Vigilância Sanitária do município nesta quarta-feira, 30. Segundo a Prefeitura, a maioria seguia todas as determinações previstas pelo decreto local.
Quatro empresas receberam apontamentos: duas terão que elaborar e entregar um plano de contingência até esta quinta-feira, uma terá que criar escalas para refeições dos colaboradores e outra terá que registrar em planilha a medição de temperatura dos trabalhadores. “A atuação dessas empresas está bem positiva. Constatamos problemas pontuais, que puderam ser resolvidos logo”, comentou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Lizete Plotzki.
LEIA TAMBÉM: Um terço dos santa-cruzenses saem de casa diariamente
Publicidade
O secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, destacou que a fiscalização deste tipo de estabelecimento é especialmente importante. “É extremamente importante que nós tenhamos esse controle, essas fiscalizações, para que a gente não tenha aqui o que aconteceu em outros municípios”.
Frigoríficos foram focos de transmissão da Covid-19 no Rio Grande do Sul em mais de um município. O caso mais próximo é o de Lajeado, no Vale do Taquari. A situação também preocupa a Secretaria Estadual da Saúde, que elabora um documento com orientações gerais para o funcionamento de indústrias e nessa terça-feira realizou conferência por vídeo com representantes do setor de carne e derivados. As recomendações devem ser publicadas nos próximos dias.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade