O 1º Fórum da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência será realizado nesta quinta-feira, 25, em Santa Cruz do Sul. A atividade é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), através da Prefeitura, juntamente com a Agência FGTAS/Sine, e em parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE). O evento vai ocorrer na Câmara de Vereadores, das 8 horas ao meio-dia.
A presidente do Compede, Francine Beatriz da Silva, disse que a ideia de realizar esse tipo de ação surgiu ainda no ano passado. O objetivo, explicou em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, é aproximar pessoas e empresas. Embora seja um projeto-piloto, a intenção é tornar o encontro permanente no município, para estimular a inclusão.
LEIA MAIS: Evento visa promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado; saiba como se inscrever
Publicidade
A expectativa para esta primeira edição é boa, afirmou a presidente. Segundo ela, já está confirmada para o Fórum a oferta de 41 vagas, em diversas empresas do município. No evento, os participantes poderão se habilitar aos postos disponíveis em busca de uma colocação.
Outra oportunidade será a oferta de bolsas gratuitas por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para cursos no formato EaD com foco na qualificação profissional. Os participantes ainda terão a oportunidade de conhecer os cursos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “Queremos fazer todo esse movimento para a pessoa conseguir a vaga e se manter dentro da empresa”, ressaltou.
LEIA MAIS: Fórum da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência recebe inscrições
Publicidade
A coordenadora da Agência FGTAS/Sine em Santa Cruz, Solange Finger, explicou que o papel do Sine será envolver as empresas com os candidatos. “O principal objetivo da agência é a inclusão”, destacou. Solange se mostrou surpresa pela quantidade de pessoas com deficiência que apresentam interesse em ingressar no mercado. “Vamos reforçar o trabalho e começar a enviar e-mails para as empresas mostrando os interessados em trabalhar, para preencherem além das cotas.”
A 6ª CRE vai apoiar o evento e incentivar que alunos com deficiência da rede estadual de ensino participem da programação. O coordenador regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, salientou que é uma grande satisfação fazer parte desse evento. “Acredito que vem como uma oportunidade para esses estudantes que às vezes ficam em uma camada silenciosa. Eles têm muito a oferecer e é um direito enquanto cidadãos e estudantes”, comentou.
LEIA TAMBÉM: Projeto Escola Inclusiva auxilia os estudantes com deficiência e necessidades especiais
Publicidade
De acordo com Moura, a região apresenta 258 alunos com autismo, nove com deficiência visual, 24 com deficiência auditiva e 13 surdos. Já o número de estudantes que apresentam deficiência intelectual, de diversos níveis, chega a 1.524 em âmbito regional. Em Santa Cruz do Sul, 69 são autistas, quatro foram diagnosticados com deficiência visual, 11 têm deficiência auditiva e outros 11 são surdos. Já com deficiência intelectual há 382 estudantes.
Para participar, é necessário fazer inscrição antecipada pelo Instagram no endereço @compede.scs. Também será possível se inscrever na hora. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3715 1895.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz passa a contar com selo Empresa Inclusiva; saiba como funciona
Publicidade
Programação
1º Fórum da Empregabilidade da Pessoa com Deficiência
- 8 horas – Credenciamento das empresas e PCD’s
- 8h15 – Abertura
- 8h45 – Palestra de abertura
- 9h30 – Intervalo
- 10 horas – Palestra para empresas
- 10 horas – Orientações para os PCDs (sala comunitária)
- 11h15 ao meio-dia – Cadastramento e agendamento de entrevistas
Oficinas
- Aprenda a fazer um currículo
- Como se comportar em uma entrevista
- Oportunidades de emprego
- Oportunidade de formação
*Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!