Olá, pessoal! Tudo bem? Em toda a região, por enquanto, em pleno maio, têm sido registradas temperaturas muito boas, agradáveis, para a agricultura. Aqui em nossa propriedade, estamos na fase de realizar a repicagem das mudas de tabaco nas bandejas, para manter o desenvolvimento delas uniforme. O único contratempo é a presença da lagarta, que pode causar prejuízo enorme, devorando muitas das plantinhas. No ano passado a ameaça maior foram as lesmas, que são piores de controlar. Neste ano elas não se manifestaram. A lagarta pode ser controlada com a aplicação de um defensivo, sempre seguindo rigorosamente as orientações do receituário agronômico. E para evitar que as bandejas fiquem com algumas células sem as plantas, as que foram atacadas pela lagarta, estamos replantando as mudinhas para que o desenvolvimento seja bem uniforme.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: já estamos com as mudas do ciclo em pleno crescimento nas bandejas
Preparativos para construir novo pavilhão
Enquanto ainda estamos na entressafra, em meio aos preparativos para o início do plantio do próximo ciclo, também faremos algumas adequações e melhorias em nossa estrutura de benfeitorias na propriedade. Nesta época, estamos em meio à desmontagem de alguns galpões antigos, que foram sendo construídos ao longo do tempo para servir de paiol e de apoio para resguardar os maquinários e equipamentos. Ao longo dos anos fomos fazendo um puxadinho aqui, outro ali, construindo varandas, e agora decidimos desmontar essas construções para erguer um novo pavilhão, maior, em que tudo fique integrado. Isso vai facilitar nosso trabalho e nossas operações, até porque pretendemos seguir plantando tabaco por muitos anos, e uma nova estrutura será fundamental.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: segue a rotina no agro em meio ao Carnaval
Produtores estão antecipando o plantio
Muitas famílias tomam a decisão de antecipar o plantio de tabaco nesta safra, com a expectativa de escapar do risco de estiagem e dos dias de calor no verão. As safras mais recentes mostraram que os produtores que anteciparam o processo obtiveram bons resultados. Quem também vai adotar essa medida é Clério José Kroth, de Linha Tangerina, Venâncio Aires (foto abaixo). Sua família pretende plantar 80 mil pés e vai antecipar em 45 dias o plantio em relação ao período normal dos anos anteriores. Como a terra em que plantam é seca, com pouca umidade, ao final da primavera e no auge do verão as plantas sofrem muito. A intenção é finalizar a colheita até a época em que as chuvas costumam ser mais escassas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!