Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DIRETO DA REDAÇÃO

Fíndi para levar as mães à Feira do Livro

Foto: Alencar da Rosa

Este promete ser um final de semana para lá de especial para a comunidade de Santa Cruz do Sul e de toda a região. O Dia das Mães, que transcorre neste domingo, já seria, por si só, motivo suficiente para promover momentos de muita emoção, congraçamento e afeto entre todas as gerações. Mas quis o acaso do calendário que essa data também fosse a de culminância de um dos mais importantes eventos culturais, a 34ª Feira do Livro, cujo slogan, adotado pela Comissão Organizadora nesta edição, é “Leitura, Mãe do Conhecimento”.

LEIA TAMBÉM: Um encontro com a cultura e o saber

Ao unir na mesma frase três elementos ou três motivos essenciais no âmbito da civilização e da existência humana, a Feira nos convoca ou nos convida a uma homenagem tripla: à leitura, base para a alfabetização e para uma educação de qualidade ao longo de toda a vida; à mãe, ela justamente a geradora da vida e, como tal, o símbolo maior de tudo o que nos conforme enquanto ser humano; e o conhecimento, sem o qual seguiríamos sempre alheios, ignorantes do papel e da responsabilidade que nos compete enquanto seres sociais, que vivem e convivem em comunidade, e que devem zelar pela harmonia entre todos, de todas as gerações.

Publicidade

Assim, este domingo será uma oportunidade única, ímpar, de cultivar, salientar e enaltecer tanto a leitura quanto o conhecimento em pleno Dia das Mães. Praticamente não é possível conceber que as famílias, com os seus leitores, não prevejam, em meio às comemorações dessa data tão especial, ao menos uma passada na Feira do Livro neste sábado ou neste domingo. Até porque os livros que ali estão, na praça, junto às bancas dos livreiros, podem ajudar a constituir o presente a ser entregue às mamães: em qualquer idade, é mais do que certo que as mamães são e gostarão sempre de ser leitoras, e que terão máximo empenho em transmitir esse legado, esse hábito, para seus filhos.

LEIA TAMBÉM: A Rússia visitada pelas bordas ao longo de 61 mil quilômetros

E os dois últimos dias do evento prometem muito movimento, a se ter por parâmetro o primeiro final de semana da feira. Ainda que tenha chovido (e, novamente, a chuva era muito necessária, extremamente bem-vinda), isso em nada impediu que famílias inteiras, pais, mães e filhos, circulassem pela praça, expressando a curiosidade típica de todos os que descobrem a magia e a maravilha do saber. Não deverá ser diferente nesta reta final de Feira.

Publicidade

Por isso, cabe deixar um desafio aos leitores: que aproveitem ao máximo cada instante de convívio e de proximidade com os livros no espaço mais democrático que pode haver em sociedade. À praça podem chegar todos, de todas as idades, sem qualquer restrição ou sem cobrança de ingresso; ali, basta render-se ao interesse de garimpar títulos de livros, em todos os gêneros que interessem ao leitor, e que podem ser encontrados a valores diferenciados, inclusive muito acessíveis ao bolso. Para o santa-cruzense, fica o convite: que vá à Feira, que prestigie a programação, e que volte com livros para casa. Depois, nova chance de fazê-lo, na praça, só no ano que vem.

Boa leitura, e feliz domingo para as mamães, para as famílias!

LEIA OUTROS TEXTOS DE ROMAR BELING

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.