Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

LITERATURA

Previsão é de boas vendas e grande público no último fim de semana de Feira do Livro

Com a temperatura agradável, visitantes aproveitaram a sexta para conferir os livros | Foto: Albus Produtora

O segundo e último fim de semana da 34ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul é motivo de grande expectativa para os expositores. Além da previsão de tempo seco e temperatura amena, que geram um clima propício para visitar a Praça Getúlio Vargas, o Dia das Mães também deve favorecer as vendas. De maneira geral, o entendimento é de que a mudança para o primeiro semestre do ano é positiva e precisa ser mantida.

LEIA TAMBÉM: Feira do Livro e outras opções para curtir em Santa Cruz e região; veja a agenda

“O evento está fluindo muito bem, começou um pouco trancado em função da chuva, mas depois o tempo firmou e as coisas aconteceram”, avalia o livreiro Volmir Dias, de São Leopoldo. Com mais de uma década de experiência na Feira do Livro, ele diz que não é possível fazer uma comparação com o ano passado por ter sido uma edição de retomada pós-pandemia. “O pessoal veio mais eufórico, agora o espaço foi mais curto, mas acredito que nesses últimos dois dias tudo vai correr como esperamos e as vendas serão um sucesso.”

Publicidade

Como comerciante, ele reforça que o Dia das Mães é a segunda data mais importante para o setor, atrás somente do Natal. “O livro é um presente que se encaixa muito bem nesse contexto, e agora não deve fugir dessa regra. Além de dar um livro como presente para a mãe, precisa também dar um elogio para ela”, observa.

Ao comentar a demanda, Dias afirma que é diversa e o vendedor precisa estar adaptado. “O público é muito eclético, tem de ter muita variedade e pouco volume. Não adianta ter 30 exemplares iguais, é melhor ter 30 diferentes.”

LEIA TAMBÉM: Gaz na Feira: 7 livros imperdíveis de autores gaúchos

Publicidade

Além da movimentação habitual das pessoas que transitam pelo entorno da Praça Getúlio Vargas e param na Feira para dar uma olhada, o local também recebe um movimento expressivo de crianças e adolescentes a partir das visitas feitas pelas escolas do município. O destaque fica para os alunos do Colégio Marista São Luís, localizado do outro lado da Rua Marechal Floriano. Todos os dias é possível ver dezenas deles conferindo os lançamentos e também buscando os clássicos da literatura nas bancas.

Estreante gostou do evento e pretende voltar

Devido à grande concorrência pelos espaços, é difícil ver um expositor estreante na Feira do Livro, mas neste ano há um deles: Jones de Lima, vindo de Passo Fundo. Ele diz que por quatro anos tentou conseguir uma vaga, mas sem sucesso, até que foi surpreendido pela resposta positiva nesta edição. “Creio que esse primeiro passo vai ser importante para conquistar um espaço aqui em Santa Cruz.” Ele diz que gostou muito da cidade e pretende voltar antes mesmo da próxima feira. “É uma cidade linda, limpa e arborizada, gosto muito de estar nesse tipo de ambiente.”

LEIA TAMBÉM: Conheça os membros da comissão responsável pela organização da Feira do Livro

Publicidade

A experiência está servindo também para identificar qual é o perfil do leitor santa-cruzense. Segundo Lima, tendo em vista que há muitas bancas e a maioria delas aposta nos best-sellers, ele traçou uma estratégia diferente e trouxe livros menos conhecidos, de autores não tão famosos. A decisão, ao que tudo indica, deu certo. “Acertei em pensar dessa forma. Pelo que notei, o pessoal aqui gosta de ler, é exigente e tem referências, então é muito legal essa troca de informação entre o livreiro e o leitor. A gente sugere, mas também aprende com o público.”

Avaliação positiva

Para a coordenadora da 34ª Feira do Livro e agente de cultura do Sesc, Lisiane Camargo, a avaliação até agora é muito positiva, sobretudo a participação das escolas durante a semana. “Tivemos atrações lotadas com a participação dos estudantes, e a comunidade em geral também prestigiou”, destaca. O turno da noite e o intervalo do almoço foram alguns dos momentos em que houve maior movimentação na Praça Getúlio Vargas. A quantidade de livros vendidos será divulgada após o encerramento, neste domingo.

LEIA TAMBÉM: Gaz na Feira: 9 livros com preços acessíveis para comprar e não se arrepender

Publicidade

Programação

Sábado

  • 10 horas – Abertura das bancas.
  • 13h30 – Animação cultural: Grupo Vivandeiros da Alegria (Local: palco  principal).
  • 14 horas – Narração de histórias com Sonia Dettenborn Luz.
  • 15h30 – Espetáculo teatral O Sol de Cada Um – Grupo Sintonia  Teatral.
  • 17 horas – Intervenção Vanguardas Europeias – Colégio Marista São Luís.
  • 18 horas – Convergência Literária: Encontro de escritores da região.  Realização: Editora Vírtua (Local: Espaço Café Dona Boleira Arte e  Sabor – junto à Feira).
  • 19h30 – Apresentação musical com Jef’s Studio de Dança. 

Domingo

  • 10 horas – Abertura das bancas.
  • 13h30 – Animação cultural. (Local: palco principal).
  • 14 horas – Narração de histórias com o Vivandeiro Roger Castro
  • (palco  principal).
  • 15 horas – Show de Mágica com Mateus Di Macedo.
  • 16 horas – Animação cultural.
  • 16 horas – Programação do grupo Bah! Quadrinhos.
  • (Local: Espaço Café  Dona Boleira Arte e Sabor – junto à Feira).
  • 19 horas – Show de encerramento da 34a Feira do Livro: Samba Delas, com  Marioni Wendt e convidadas.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.