Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Religião

Diocese de Santa Cruz divulga eventos programados para o ano; confira

Atividades que serão realizadas incluem as comemorações pelos 75 anos do bispo | Foto: Alencar da Rosa

O bispo dom Aloísio Dilli anunciou nessa quarta-feira, 10, uma série de atividades programadas pela diocese de Santa Cruz do Sul para este ano. Entre elas está o evento que marcará as comemorações dos seus 75 anos, no mês de junho.

A agenda foi detalhada durante o tradicional café da manhã com a imprensa, que reuniu representantes de veículos de comunicação de Santa Cruz e região. O encontro também teve como objetivo divulgar a mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em 21 de maio. Dom Aloísio liderou a apresentação e estimulou reflexões em torno da frase “Falar com o coração”, proposta por Francisco, que teve como inspiração a passagem bíblica “Testemunhando a verdade no amor” (Efésios 4:15).

LEIA TAMBÉM: FOTOS: emoção marca a inauguração do novo Santuário de Schoenstatt

Publicidade

Dom Aloísio destacou que a principal atitude para uma boa comunicação é falar e escutar com respeito, como forma de se comunicar cordialmente. “É preciso escutar para aproximar. Escutar significa valorizar a outra pessoa, é como se demonstrasse importância naquilo que ela diz”, afirmou. O diálogo deve enriquecer mutuamente, disse o bispo. “Nós até podemos pensar diferente em muitos aspectos na vida, mas jamais podemos quebrar nossas relações fraternas, jamais polarizar”, enfatizou.

O bispo diocesano relembrou alguns momentos especiais em que esteve com o Papa Francisco no ano passado, em visita a Roma, acompanhado de uma comitiva formada por 23 líderes religiosos do Estado. Ele ressaltou a simplicidade do pontífice durante o encontro. “Realmente uma presença que reflete o divino, um mensageiro de Deus. Uma pessoa muito simples”, salientou.

LEIA TAMBÉM: Elevador e nova iluminação: veja as etapas da restauração da Catedral São João Batista

Publicidade

O que está previsto

22ª Romaria da Santa Cruz – Com o tema Toma tua cruz e segue-me, o evento religioso acontecerá no dia 10 de setembro. A programação vai se iniciar às 8h30, com a acolhida dos romeiros na frente da Igreja Santos Mártires das Missões, em Linha Santa Cruz, até o Seminário São João Batista, onde será celebrada a missa junto ao altar-monumento inaugurado no ano passado. A programação contará ainda com bênção da saúde e apresentações artísticas das comunidades. Devem participar da romaria fiéis de 52 paróquias de 40 municípios.

Aniversário de 75 anos de dom Aloísio, no dia 21 de junho – A programação especial transcorrerá no dia 23 de junho, juntamente com as festividades de São João Batista, padroeiro da Catedral e da diocese. A celebração vai começar às 18h15, com missa do padroeiro presidida pelo bispo. Após, haverá um jantar no Centro Comunitário e lançamento de uma revista alusiva aos 75 anos de dom Aloísio. Os ingressos do jantar já podem ser adquiridos na Secretaria da Catedral (Rua Marechal Deodoro, 670), pelo valor de R$ 35,00. Os recursos arrecadados serão destinados para a obra de restauro da Catedral São João Batista.

LEIA TAMBÉM: Comunidade Santo Inácio realiza Festival de Cucas e Galinhada

Publicidade

Jornada de compromisso com a Igreja

Outro acontecimento para a Diocese de Santa Cruz do Sul será a 27ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que neste ano ocorrerá pela primeira vez em Portugal, em Lisboa, de 1º a 6 de agosto. Os jovens Fabiano Melchiors e Laura Weschenfelder, de Santa Cruz, e Luana Silva, de Lajeado, vão representar a diocese no evento.

Fabiano e Luana estavam presentes no encontro e aproveitaram para falar sobre as expectativas em relação à jornada. “Vou tentar me comunicar com os jovens por meio do coração, do amor e da paz”, adiantou Fabiano. Luana está muito feliz e ansiosa por ter a oportunidade de viver esta experiência. “A jornada permite um encontro pessoal com Cristo e um mergulho no compromisso e na missão dos jovens na Igreja”, sublinhou. 

LEIA TAMBÉM: Pátio da Igreja Espírito Santo passa por obras; leia detalhes

Publicidade

O padre Rodrigo Eduardo Hillesheim vai acompanhar os jovens e contou que será a sua terceira participação na JMJ. “A expectativa é o encontro com o Papa Francisco e o pulsar do coração de jovens do mundo inteiro por uma mesma causa.” Com a diversidade de nacionalidades, Hillesheim garante que o encontro terá o único propósito da fraternidade universal.

*Colaborou John Kaercher Machado

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.