Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CULTURA

Marô Barbieri se encontra com os leitores na Praça Getúlio Vargas

Em um momento de grande interação com o público, a professora e escritora compartilhou suas experiências e incentivou a leitura | Foto: Alencar da Rosa

A quarta-feira, foi repleta de atividades na 34ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. A atração principal foi a presença da patrona desta edição, a escritora Marô Barbieri, que teve dois encontros com o público, pela manhã e pela tarde. Foram momentos de muita integração, contação de histórias e jogos com os presentes, a maioria crianças e adolescentes estudantes das escolas que visitaram a Praça Getúlio Vargas. 

Maria Eunice Barbieri, a Marô, é escritora, professora e contadora de histórias natural de Bento Gonçalves. Tem Licenciatura Plena em Letras (Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Francesa) pela PUC-RS. Como professora, atuou ensinando língua e literatura de português e francês em turmas de primeiro e segundo graus do Instituto Educacional João XXIII, Colégio Santa Família, Colégio Menino Deus, Colégio Rosário e Colégio Israelita. Autora de mais de 30 livros, Marô destaca-se pelas obras voltadas ao público infantil, mas desde 2013 começou a produzir também para os leitores infantojuvenis e para adultos.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: confira entrevista com a patrona da 34ª Feira do Livro

Publicidade

Em entrevista à Gazeta do Sul na tarde de ontem, ela comentou que foi uma grande honra ter sido escolhida como patrona. “É uma satisfação fazer parte desta festa tão bonita. A Feira está cheia, sendo visitada por alunos, alunas e professores de muitas escolas. Eu vejo a alegria dessas pessoas transitando entre as histórias, com a possibilidade de levar um livro para casa. Acho que a Feira é isso, esse lugar tão bonito onde a cultura se faz presente através da palavra”, disse com entusiasmo.

Quando deixou o palco, Marô foi ovacionada e muitos dos espectadores lamentaram o fim da atividade com a escritora, deixando clara a sua proximidade com o público. “Eu tive uma experiência muito rica como professora, trabalhei com turmas do final do primeiro grau e também com alunos das séries iniciais. Apesar de eu ser professora de português e francês, acabei tendo uma relação muito grande com os pequenos leitores também. Por isso, encontrá-los agora na Feira do Livro, circulando, lendo e se encantando com aquilo que a literatura pode oferecer, é um grande prazer”, afirmou. Após, Marô atendeu a pedidos de autógrafos e conversou com o público.

LEIA TAMBÉM: Gaz na Feira: 8 livros adaptados às telas para você ler e assistir

Publicidade

Ela disse que pretende voltar para Santa Cruz do Sul. “Espero ter mais convites aqui da cidade, tanto para dialogar com os professores quanto para encontrar com as crianças. Eu já estive há algum tempo em muitas das escolas de Santa Cruz e espero retornar para continuarmos conversando sobre as histórias e sobre o fazer literário.” A escritora acrescentou que a cidade sempre a recepcionou com muito carinho, respeito e admiração. “E isso é algo que faz muito bem para alguém que, como eu, trabalha para o público e com o público”, afirmou.

Marô destacou a satisfação com o evento | Foto: Alencar da Rosa

Dias para curtir 

A agente de Cultura do Serviço Social do Comércio (Sesc) e coordenadora da 34ª Feira do Livro, Lisiane Camargo, enfatizou que os dias estão ideais para aproveitar a programação. “Temos um evento muito lindo de ver, todo mundo feliz, tanto nós, da organização, quanto os livreiros. São dias lindos e o sol vai ficar conosco até o fim.” 

LEIA TAMBÉM: Romar Beling lança “Entrevistos” na tarde deste sábado

Publicidade

Conforme Lisiane, a expectativa para os próximos dias é de bastante público. “No fim de semana que passou já foi ótimo o movimento, apesar das condições climáticas. Nos próximos dias, haverá maior participação do público infantil porque os escritores que virão têm esse público. Nesta quinta vem o Kalunga, na sexta o Mário Pirata, que é um poeta brincalhão, e acreditamos que serão dias intensos de bastante visitação.” Além disso, a programação atinge variados públicos, com apresentações culturais, painéis, entre outros.

Programação

Quinta-feira, 11/05 – Anos iniciais do ensino fundamental

  • 14 horas – Encontro com o escritor Kalunga (Local: palco principal) 
  • 15 horas – Apresentação de escolas. (Local: palco principal)
  • 16 horas – Palestra: Informática e Literatura
  • 19h30 – Roda de conversa com as personalidades incentivadoras da leitura – Lígia Hertzer, Marcia Simon e Sonia Dettenborn Luz (Local: Casa das Artes Regina Simonis)

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.