Com o tema “Não deixe que um acidente de trator faça parte da sua história”, uma campanha será desenvolvida junto a agricultores do Vale do Rio Pardo. A iniciativa foi apresentada nessa semana e tem como objetivo reduzir esse tipo de ocorrência.
A atividade é promovida pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região dos Vales (Cerest/Vales) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT). Segundo o coordenador do Cerest/Vales, Luiz Henrique Paim da Rocha, levantamentos feitos pela entidade e apresentados no evento apontam que, na região, nos últimos 15 anos aconteceram 61 mortes decorrentes de acidentes causados por tratores. Destes, 90% envolveram homens, a maioria com mais de 50 anos. Em 2022, foi contabilizada a média de um óbito a cada dois meses. Neste ano, três acidentes fatais já foram registrados.
LEIA MAIS: Cerest/Vales lança campanha de prevenção a acidentes com tratores
Publicidade
O vice-prefeito e secretário municipal da Saúde de Santa Cruz do Sul, Elstor Desbessell, ressaltou a importância da mobilização das entidades para conscientizar os produtores rurais quanto ao tema.
O lançamento ainda teve a participação do procurador do MPT, Rogério Fleischmann, a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador e coordenadora do Cerest Estadual, Andreia Gnoatto, e a coordenadora da Comissão Municipal Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Salete Faber.
As palestras foram assistidas por representantes de entidades ligadas aos setores de saúde, agricultura e movimentos sindicais e sociais. Assim, ajudaram a formular estratégias para repassar aos produtores orientações sobre as medidas que precisam tomar a fim de evitar esse tipo de fatalidade.
LEIA TAMBÉM: Acidente com trator mata idoso no interior de Rio Pardo
Publicidade
Orientações
Cuidados com a manutenção dos equipamentos e treinamento dos operadores de máquinas foram assuntos tratados nas palestras do representante da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados e Assalariadas Rurais (Fetag/RS), Sérgio Poletto, e do engenheiro da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, Renan Fagundes.
O procurador Rogério Fleischmann destacou o papel do MPT no planejamento de intervenções dirigidas à proteção dos trabalhadores. Ainda foram distribuídos fôlderes e materiais digitais que serão utilizados para propagar a campanha em ação direta das entidades com os agricultores.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!