O Programa de Residência Médica do Hospital Santa Cruz (HSC) foi contemplado com duas bolsas para a nova especialidade em Medicina Intensiva. O resultado final do edital foi publicado no Diário Oficial da União em 19 de abril. As vagas serão disponibilizadas já no próximo processo seletivo, que ocorre no segundo semestre, com entrada dos residentes em março de 2024.
O médico intensivista responsável pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulta do HSC, Rafael Foernges, explica que a conquista é mais uma importante notícia na área de medicina intensiva para Santa Cruz do Sul, que em julho também receberá, pela primeira vez, o Congresso Gaúcho de Terapia Intensiva. Além disso, no ano passado foi inaugurada a nova estrutura da UTI, que duplicou sua capacidade de atendimento e consolidou o Hospital Santa Cruz como um polo de terapia intensiva.
LEIA MAIS: FOTOS: Hospital Santa Cruz inaugura dez novos leitos de UTI
Publicidade
Atualmente, a UTI Adulta do Hospital possui 232 metros quadrados e 20 leitos. O projeto de ampliação e reformas foi executado com R$ 1.457.622,84 destinado pelo governo municipal para obras e aquisição de equipamentos; R$ 652 mil repassados ao hospital pelo Estado, por meio do Programa Avançar na Saúde; e recursos próprios da instituição.
A unidade é habilitada com o nível 3 de excelência, classificação máxima que pode ser alcançada por uma UTI e que foi uma das metas estabelecidas pelo Plano de Gestão de Especialização em Medicina Intensiva, implementado pelo hospital em 2015.
“A residência em Medicina Intensiva irá qualificar o ensino junto a essa unidade no Hospital Santa Cruz”, avalia a diretora de Ensino e Pesquisa da instituição, Giana Diesel Sebastiany. “Também irá proporcionar a ampliação de profissionais médicos habilitados a atuarem nessa importante área de atendimento hospitalar, não só em Santa Cruz do Sul, mas em outros municípios brasileiros.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: O médico do HSC que gerenciou a crise na tragédia da Boate Kiss
Saiba mais
Os programas de residências médicas têm por objetivo especializar profissionais por meio da formação em serviço, assegurando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Constituem-se em modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, com carga semanal de 60 horas de atividades teórico-práticas.
Além da Residência em Medicina Intensiva, o Hospital Santa Cruz oferece residências em Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade e Pediatria. Mais informações no site www.hospitalstacruz.com.br, link Ensino e Pesquisa, ou na Secretaria de Ensino e Pesquisa do HSC, telefone (51) 3713 7428 e e-mail [email protected].
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Intercambista da República Tcheca faz visita ao Hospital Santa Cruz
Congresso
A 12ª edição do Congresso Gaúcho de Terapia Intensiva será realizada de 6 a 8 de julho na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e terá como tema a inovação. As inscrições já podem ser feitas no link https://sotirgs.com.br/congresso2023.
A Sociedade de Terapia Intensiva do Rio Grande do Sul (Sotirgs) é a promotora desse evento científico, com o apoio da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Conforme o presidente da Sotirgs, Márcio Osório Guerreiro, a discussão do tema “Inovação em terapia intensiva” nasce da necessidade de se conseguir agregar novas tecnologias à melhoria do cuidado assistencial.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Hospitais de Santa Cruz firmam parceria para residência oncológica
“Equipamentos de monitorização e intervenção mais modernos e mais complexos vêm sendo progressivamente utilizados no dia a dia da terapia intensiva”, justifica. “Nosso grande desafio é usá-los de maneira eficiente, traduzindo essa utilização em um cuidado assistencial de excelência”, completa Guerreiro.
Além do tema central, serão abordados assuntos tradicionais como ventilação mecânica, sepse, hemodinâmica e sedação. Dentro da ideia de descentralização do Congresso Gaúcho, neste ano foi escolhida como sede Santa Cruz do Sul, referência no Estado e no País na área de intensivismo quando se fala em interiorização. A Comissão Organizadora e Científica do evento terá como presidente o coordenador médico das UTIs dos hospitais Santa Cruz e Ana Nery, Rafael Foernges.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!