O município de Tunas, na região Centro-Serra do Vale do Rio Pardo, teve a primeira morte por Covid-19 registrada. Segundo o secretário da Saúde do município, Osmar Nunes Júnior, uma mulher, de 86 anos, que estava internada no Hospital São Sebastião, de Espumoso, morreu vítima da doença. Ela realizou um teste rápido com resultado positivo para o novo coronavírus. O titular da pasta confirmou outros dois casos no município, que são a filha e o genro da idosa. O casal está em isolamento domiciliar e não apresenta sintomas graves.
LEIA TAMBÉM: Mais oito casos de coronavírus são confirmados em Venâncio Aires
Nunes explicou que a família recebeu visitas de parentes que vieram de Passo Fundo e Tapejara, e que, possivelmente, as contaminações ocorreram por isso. O secretário destacou que a idosa tinha uma família grande, e a equipe médica já fez o isolamento dos familiares, bem como dos vizinhos próximos que tiveram contato com ela. “Como o município é pequeno e todos se conhecem, a comunidade acaba ajudando a monitorar a situação”, disse.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo tem 26 casos confirmados de coronavírus
Ele ainda salientou que a paciente tinha outras comorbidades e os sintomas foram bem mais graves do que nos outros familiares. Nunes frisou a importância da população levar a sério essa situação e buscar se proteger fazendo o isolamento social e adotando as medidas de higiene necessárias.
O município de Tunas recebeu testes rápidos do governo estadual para serem usados em profissionais de saúde que apresentassem sintomas, mas conforme o secretário, os pacientes encaminhados pela Secretaria de Saúde realizam teste rápido no hospital de Espumoso.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS