Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Por enquanto

Prefeito descarta maiores restrições no comércio de Venâncio Aires

O aumento rápido dos casos de infecção pelo novo coronavírus em Venâncio Aires – que chegaram nessa segunda-feira a 22, com duas mortes – preocupa os moradores da região e autoridades políticas e de saúde. Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta terça-feira, 28, o prefeito Giovane Wickert mostrou-se preocupado com a situação e afirmou que estão sendo tomadas medidas de prevenção, inclusive com aplicação de testes rápidos, que ajudam na identificação da amplitude de contágio.

LEIA MAIS: Mais oito casos de coronavírus são confirmados em Venâncio Aires

Conforme Wickert, os testes rápidos estão sendo aplicados em “escala”. “Isso tem nos dado uma dinâmica de conseguir ser mais rápidos e eficientes”, afirmou. Em uma das ações que o município precisou alinhar nos últimos dias, foi realizada uma reunião com o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e os procuradores das duas cidades.

A intenção era discutir a incidência de casos no município do Vale do Taquari e, principalmente, os casos registrados no frigorífico Minuano. O mais recente ligado à morte do homem, de 58 anos, que faleceu nesse domingo, que trabalhava na empresa. “Fizemos esta conversa para tomar algumas medidas a mais para este controle”, disse Wickert, afirmando que a transmissão comunitária, inclusive no transporte entre os municípios, é uma das grandes preocupações.

Publicidade

“Temos 189 venâncio-airenses que trabalham na empresa da cidade vizinha. Nos preocupam os frigoríficos, mas o que mais nos aflige é essa divisa com o Vale do Taquari que tem um alto número de casos”, afirmou. “Precisamos agir muito rápido nos focos que se apresentam, como esta planta de frigorífico do município vizinho.”

LEIA MAIS: Prefeitura de Venâncio distribui máscaras à população

Comércio

Atribuído também à reabertura do comércio, o aumento dos casos levanta a discussão sobre as restrições aplicadas. Há quem diga, inclusive, que a flexibilização da abertura dos estabelecimentos comerciais tenha contribuído para o crescimento do contágio. O prefeito, durante a entrevista, não concordou com a afirmação.

Publicidade

“O comércio em Venâncio funcionou como em outros municípios da região, tanto que os encontros dos prefeitos foram realizados no Cisvale e na Amvarp. As decisões foram muito coletivas. Alguns municípios com flexibilização maior, mas nada muito diferente, tudo muito similar”, lembrou.

Por isso, e ressaltando as medidas que já são tomadas, como restrições no comércio, suspensão das aulas e eventos, o prefeito afirmou que não há previsão de restringir ainda mais os estabelecimentos comerciais. “Não vejo necessidade de restringir muito, a não ser que haja nova situação ali na frente”, disse. Mas lembrou que a situação é monitorada: “Os próximos 15 dias serão mais decisivos conforme as estatísticas vão se apresentando.”

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.