Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EDUCAÇÃO E CULTURA

Projeto desenvolvido em escola municipal leva cinema para as salas de aula

Alunos dos anos iniciais da Emef Brizola acompanharam a primeira sessão do Cinescola, realizada na sexta-feira | Foto: Alencar da Rosa

Uma aula com olhos voltados à produção nacional de filmes. Esse é o propósito do projeto extracurricular desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leonel de Moura Brizola, de Santa Cruz do Sul. Alunos dos anos iniciais foram os primeiros a participar do Cinescola Brizola, na tarde da última sexta-feira, 28, com exibição do filme O Menino Maluquinho.

A atividade propõe a apreciação de produções brasileiras para as turmas do educandário, possibilitando o acesso à cinematografia nacional de diferentes categorias e gêneros, com apoio de material didático para a prática educativa sobre cultura e linguagem do cinema. A iniciativa partiu da professora de Língua Portuguesa do 6º ano, Luana Porto. De acordo com ela, a atividade extracurricular é baseada na lei federal 13.006, de 2014, que trata da exibição de filmes de produção brasileira nas escolas de educação básica.

LEIA TAMBÉM: Projeto Escola Inclusiva auxilia os estudantes com deficiência e necessidades especiais

Publicidade

“Trata-se de uma iniciativa para que nossos alunos tenham essa experiência do cinema dentro da sala de aula, fazendo com que eles tenham uma ampliação da formação humana cultural e para entender o que estão assistindo”, disse. Além disso, o projeto visa promover o letramento audiovisual exigido pelas determinações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta o ensino na educação básica do Brasil.

A proposta vai contemplar os mais de 400 alunos da Emef Brizola. “A atividade vai além do cinema. Isso vai possibilitar que eles tenham acesso e comecem a pensar nos direitos humanos, ambientais e refletir sobre as minorias sociais, como negros e indígenas. Então, cada turma vai ter a exibição do filme de acordo com o currículo escolar,” explicou a professora.

LEIA TAMBÉM: Inscrições para concurso público de professores da rede estadual encerram nesta terça

Publicidade

Rosângela Jochims e Luana Porto: um incentivo aos estudantes | Foto: Alencar da Rosa

O olhar crítico para o cinema também é outro objetivo. “Uma experiência para que o aluno veja o filme com uma cultura e não como algo para passar tempo ou apenas entretenimento, para que, no futuro, saiba filmar e editar um filme, por exemplo. Quem sabe, até podemos criar uma mostra de cinema estudantil em nosso município”, sugeriu Luana.

A exibição das obras vai ocorrer uma vez por mês na escola, com produções de até duas horas de duração. Para a diretora da Emef Brizola, Rosângela Jochims, trata-se de uma forma de unir o mundo digital com a sala de aula. “Assistir a bons filmes brasileiros, aos quais muitos alunos não têm acesso, será uma forma deles poderem trabalhar a parte pedagógica de uma forma mais lúdica sobre alguns temas.”

Melissa e Laura já falam no próximo filme | Foto: Alencar da Rosa

LEIA TAMBÉM: Alunos da Escola Afonso Rohlfes conhecem a rotina diária da Gazeta

Publicidade

Alunos da Leonel Brizola gostaram da iniciativa

A primeira sessão do projeto proporcionou uma tarde diferente e de aprendizado para os anos iniciais da escola localizada no Bairro Santo Antônio. Estudantes do primeiro ano, Melissa Franco Schimitt e Laura Lange, ambas de 6 anos, adoraram a novidade. Para Melissa, foi uma oportunidade de ver um filme que ela ainda não tinha assistido. “Eu gostei muito, e quando soube que teria o filme fiquei bem ansiosa.” Segundo Laura, trata-se de mais um método de ensino e uma forma diferente de aprender coisas novas em sala de aula. “Adorei o filme e agora a expectativa é pelos próximos”, contou.

Ampliação

O secretário municipal de Educação, Wagner Machado, acompanhou a estreia do Cinescola Brizola e avaliou a importância da atividade. “Quando me falaram sobre esse projeto, minha primeira impressão foi de entusiasmo. É uma forma de democratizar a cultura, onde nosso mundo acontece no digital. Fiquei encantado com o que acompanhei aqui, e vejo como possível levar esse projeto para outras escolas do município.”

LEIA TAMBÉM: Feira de Ciências da Unisc recebe inscrições para capacitação de professores

Publicidade

Machado destacou que Santa Cruz possui um dos maiores festivais de cinema da atualidade e conta com o incentivo à produção cinematográfica com a Film Commission. “Os alunos terão a oportunidade de ver que o filme vai além do ator e diretor. Eles vão acompanhar como acontece todo esse processo e envolvimento para a criação de um filme,” frisou.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.