Além do já tradicional e reconhecido trabalho de assistência técnica e extensão rural a mais de 250 mil famílias de produtores em quase todos os municípios do Rio Grande do Sul, a Emater/RS-Ascar atua na capacitação e qualificação da mão de obra para possibilitar novas áreas de atuação e obtenção de renda. Os mais de 2 mil colaboradores abordam ainda questões como saneamento básico, promoção da saúde e preservação do meio ambiente em uma agenda que alia teoria e prática no campo.
LEIA MAIS: Dia do Trabalho: por trás de cada trabalhador há uma história de vida
“Uma das atuações da Emater é na qualificação dos agricultores de forma a contribuir na profissionalização dos processos produtivos, visando uma atividade mais sustentável e com produtos de melhor qualidade”, avalia a gerente regional da Emater, Lúcia Souza. Ela destaca ainda a redução na penosidade do trabalho e ampliação da renda das famílias assistidas como outros pontos fundamentais. Para alcançar esses objetivos, são realizados dias de campo, seminários, reuniões técnicas e cursos por meio dos Centros de Treinamento de Agricultores espalhados pelas regiões.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Duas gerações unidas na profissão: pai e filho dividem o amor pelos transportes
Essas formações são ministradas com carga horária intensiva e apropriada à rotina das propriedades, com um processo de aprendizagem que une referencial teórico e prático. “As unidades didáticas permitem exercitar o conteúdo do curso e reproduzir a atividade que está sendo estudada”, observa a gerente regional.
Entre as áreas disponíveis estão processamento de alimentos, boas práticas de fabricação, empreendedorismo e desenvolvimento para a juventude rural, bovinocultura de leite, plantas medicinais, manejo sanitário, artesanato em lã, secagem e armazenamento de grãos, vinificação e outros.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Produção e luta: jovens querem incentivo para ficar no campo
A Emater também aproveita os diversos eventos onde há participação massiva de agricultores para transmitir esses conhecimentos. Um deles é a Expoagro Afubra, que na edição deste ano teve demonstrações de manejo de ovinos, plantio direto de hortaliças e manejo, abate e processamento de peixes.
Neste último, uma parceria com o curso de Gastronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) permitiu que os interessados aprendessem também sobre o preparo e os diferentes usos do pescado na culinária.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade