Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

dados do caged

Santa Cruz mantém a liderança em empregos no Estado

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na quinta-feira, 27, mostram um 2023 desacelerado no que se refere à geração de novas oportunidades de trabalho formal. Ainda assim, Santa Cruz do Sul acumula nos três primeiros meses do ano 6.690 como saldo positivo. Mantém-se como o município que mais gerou empregos no Rio Grande do Sul.

Muito do bom resultado é consequência da característica econômica local. Afinal, é no primeiro trimestre que ocorre a maioria das contratações no setor que mais emprega: a indústria da transformação do tabaco.

LEIA MAIS: Santa Cruz tem segundo ano com saldo positivo nos empregos

Publicidade

Mesmo sendo a área industrial a que mais emprega, chama a atenção a recuperação, neste ano, da construção civil. Em março de 2022, o resultado foi 51 negativo. Agora, houve uma inversão para 76 postos de trabalho positivos. “Desde a eleição temos percebido uma tendência de investimento em imóveis, que pode não ter liquidez imediata em determinados momentos, mas é sempre um rendimento garantido, tornando-se opção como aplicação financeira”, afirma o delegado regional e vice-presidente estadual do Sinduscon, Carlos Gerhard.

Tabaco ainda é o destaque

Apesar de mostrar uma redução no saldo, no comparativo com fevereiro, a indústria da transformação do tabaco ainda é a que mais tem gerado oportunidades de trabalho em Santa Cruz. No terceiro mês do ano, o saldo positivo do setor é 1.934.

Esse segmento ultrapassa todas as áreas da economia nas cidades com maior Produto Interno Bruto (PIB), ficando atrás apenas de Porto Alegre. É claro que existe a sazonalidade, o que garante bons números no período de transformação do produto destaque da região.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pedidos de seguro-desemprego crescem 6,7% em Santa Cruz

A expectativa do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa) era somar 13 mil contratações em 2023. Até o momento (o que inclui as vagas oportunizadas em abril, que não aparecem nos números do Caged), foram abertas 12.640 oportunidades de trabalho. Mesmo não tendo alcançado a projeção do ano, representa um acréscimo para o setor, que empregou 12 mil em 2022 e aproximadamente 11 mil em 2021. Até o fim do mês, deve chegar a 95% dos contratos do ano.

Não é somente Santa Cruz que se beneficia com a transformação do tabaco. Venâncio Aires apresentou números expressivos, tendo como base o mesmo setor. O município contabilizou, somente em março, um saldo positivo de 1.690 contratações formais. O saldo do primeiro trimestre é 3.878, o segundo maior no Estado nos três primeiros meses do ano. Fica atrás apenas de Santa Cruz e supera todos os de PIB mais elevado.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.