Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

coronavírus

Vale do Rio Pardo terá 24 novos leitos de UTI até o fim de maio

Foto: Lula Helfer

O avanço da pandemia de coronavírus preocupa na região do Vale do Rio Pardo, apesar de muitos municípios terem tido poucos casos, como Rio Pardo (um), Santa Cruz (um) e Candelária (dois), Venâncio Aires já tem 14 pacientes positivos para a Covid-19 e registra dois óbitos. Segundo a responsável pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluce Reis, os casos registrados na Capital do Chimarrão se originaram em um frigorífico no município de Lajeado e agora já configuram uma transmissão comunitária.

Em Venâncio a ocupação de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) chegou a 80% na manhã desta segunda-feira, 27, segundo os números divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde. O município já tem a possibilidade de disponibilizar quatro novos leitos no Hospital São Sebastião Mártir. Na região da 13ª CRS ainda são esperados mais 20 leitos de UTI.

Mariluce explica que dez devem ser entregues nos próximos dias para o Hospital Santa Cruz e os outros dez dentro de 20 a 25 dias no Hospital Ana Nery. Estes prazos dependem do Ministério da Saúde, que é quem envia os equipamentos. Hoje Santa Cruz do Sul está com 70,6% dos leitos ocupados. A coordenadora enfatiza que estes espaços não serão apenas para os pacientes com Covid-19, assim como a ocupação não se dá apenas pelo vírus. “A saúde não para, as outras doenças não param.”

LEIA TAMBÉM
Região tem 45 leitos de UTI e 81 respiradores artificiais
Estado autoriza criação de mais 24 leitos de UTI na região

Publicidade

Até o momento nenhum paciente do Vale do Rio Pardo precisou ser transferido para outra região do Estado para receber atendimento por coronavírus. “Pelo contrário, estamos recebendo pacientes de outras localidades. Atualmente tem um caso de Bom Retiro sendo atendido em Santa Cruz.”

DENGUE

A responsável pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluce Reis, lembrou que, além de todos os cuidados que estamos tendo com o combate ao coronavírus, é preciso cuidar também da transmissão da dengue. “Limpe os pátios, pois o mosquito está na região. Esses cuidados precisam vir da população, que é responsável junto com as ações da saúde.”, alerta. Segundo Mariluce, no Vale do Rio Pardo, Venâncio Aires já tem 21 casos da doença confirmados.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.