Quem utiliza o transporte coletivo urbano vai precisar usar máscara em Santa Cruz. A determinação foi anunciada na última semana e passa a vigorar a partir desta segunda-feira, 27. A medida é para aumentar a segurança de quem utiliza os ônibus urbanos diariamente e evitar a disseminação do coronavírus. Os motoristas estão autorizados a não aceitarem o embarque de quem não estiver com a proteção.
LEIA MAIS: Santa Cruz estabelece uso de máscaras na hora das compras
O secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, explica que a proposta serve para evitar a disseminação da doença na população. “O decreto municipal já prevê o uso em estabelecimentos comerciais e mercados. Agora nos ônibus passa a valer nesta segunda, principalmente por causa do aumento no volume de pessoas que utilizam o transporte coletivo.”
LEIA MAIS: Prefeitura torna obrigatório uso de máscaras no transporte público
Publicidade
Gratuidade para idosos
Além da obrigatoriedade do uso de máscara, a Secretaria de Transportes, Serviços e Mobilidade Urbana também determinou outras medidas que passam a vigorar a partir desta segunda. Uma delas é que os ônibus só podem transportar pessoas sentadas.
Outra é que a gratuidade para pessoas com mais de 65 anos fica limitada aos horários entre 9 e 11 horas e entre 14h30 e 16 horas. Fora desses espaços, os idosos precisam pagar a passagem. A prefeitura promete fiscalizar o transporte urbano para evitar o descumprimento das novas regras.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS