Uma comitiva de 24 jovens do Vale do Rio Pardo e do Baixo Jacuí viaja nesta semana a Brasília para participar do 4º Festival Nacional da Juventude Rural, com o tema “Semeando resistência e cultivando um mundo novo”. O evento ocorrerá entre esta terça, 25, e quinta-feira, 27.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: mobilização de agricultores cobra agilidade no repasse de auxílio
Segundo Marieli Müller, coordenadora de Jovens da regional sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, filiada à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), dez sindicatos compõem a regional, como os de Santa Cruz, Vale do Sol, Sinimbu e Herveiras. “Dos 24 jovens, metade é do nosso sindicato. Eles vão participar do festival para reivindicar políticas públicas para a juventude do campo. Hoje em dia, não temos mais plano nacional da juventude e estamos pedindo pelo retorno dele.”
Publicidade
Marieli também salienta que, para o jovem permanecer no campo, é necessário contar com estrutura e crédito rural. Complementa que várias temáticas serão abordadas, como recursos para habitação rural, crédito fundiário, educação no campo, agroecologia, manutenção de aposentadoria, estradas de qualidade, internet e combate à violência contra mulheres e jovens. “Vão ser mais de 5 mil jovens do Brasil inteiro reunidos no Parque da Cidade, em Brasília. No terceiro dia, vamos fazer uma caminhada até o Congresso Nacional para levar essas demandas. Será um momento bem importante.”
LEIA TAMBÉM: Eventos marcam começo da jornada de aprendizes rurais
Os representantes estão vendendo rifas para custear a viagem e já realizaram outras atividades com o mesmo objetivo. “Também estão sendo feitas formações para que eles saibam a importância dos jovens na construção dessas políticas públicas. Trabalhamos esses temas e também os desafios que se tem. É importante o jovem ter voz e visibilidade, e esse é o nosso papel enquanto movimento sindical, pois só quem trabalha no campo sabe a realidade”, afirma.
Publicidade
Jovem produtora de leite representa Venâncio Aires
O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, recebeu a agricultora Aline Palhares, 27 anos, e demais representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Gilmar de Oliveira e Marcelo dos Santos. A jovem venâncio-airense representará cerca de 200 produtores rurais de até 32 anos associados ao STR da Capital do Chimarrão.
LEIA MAIS: Jovem venâncio-airense leva pauta da Juventude Rural para Brasília
Produtora de leite, soja e milho na localidade de Linha Grão-Pará, Aline integrará a comitiva da região. Entre as reivindicações estão a reforma agrária com prioridade para a juventude, bolsa-permanência no campo, apoio à produção de alimentos e conservação ambiental, internet, tecnologia e formação técnica. “A juventude agricultora familiar é a garantia de alimentação saudável agora e no futuro. Sem sucessão rural, não haverá produção de mais de 70% dos alimentos que consumimos diariamente”, destaca Aline.
Publicidade
O prefeito frisou a importância da juventude no interior de Venâncio Aires. “Já vemos a diversificação incentivada pelos jovens nas famílias e a modernização nas propriedades. O que precisamos é incentivar essa permanência no interior e dar condições de infraestrutura, pois já sabemos que a qualidade de vida que existe hoje no campo não se encontra na cidade.”
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade