O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nessa quarta-feira, 19, um repasse de R$ 2,4 bilhões para o fortalecimento do ensino superior e profissional e tecnológico no Brasil. O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença de reitores, parlamentares, ministros, entidades representativas da educação e alunos de institutos federais.
“O que estamos anunciando hoje é uma semente que estamos colocando na educação. Ela vai crescer, florescer e dar os frutos que nosso país tanto precisa”, afirmou Lula. O presidente também ressaltou que a educação é o caminho para fazer o país atingir outros patamares de qualidade e desenvolvimento.
LEIA TAMBÉM: Lula assina projeto de lei que garante verba para piso da enfermagem
Publicidade
O anúncio dessa quarta-feira é parte de uma série de iniciativas do Governo Federal para valorizar o ensino superior. “É uma recomposição discutida por secretários e secretárias, por parlamentares, pelas entidades da educação. Parte é para recomposição do orçamento discricionário, parte para obras e ações importantes para estudantes e professores”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.
A recomposição do orçamento levou alívio a gestores de institutos e universidades, que viveram dificuldade de funcionamento nos últimos anos. “As universidades têm ambições. Querem fazer parte de um projeto de futuro. Para isso, enquanto patrimônio do povo brasileiro, precisam dessa valorização, que haja financiamento contínuo e consistente como em qualquer lugar civilizado no mundo”, disse Ricardo Marcelo Fonseca, reitor da Universidade Federal do Paraná e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior (Andifes).
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!