Formada em Fisioterapia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a santa-cruzense Thais Oliveira, de 28 anos, acabou se encontrando em um hobby incomum. Com quase 60 mil seguidores no TikTok, a jovem se destaca como cosplayer – uma pessoa que se veste e interage com o público encenando como um personagem, geralmente de anime. Em virtude deste sucesso, entre os dias 15 e 16 de julho, ela participará como convidada da Paraná Comic Con, evento que acontece na cidade de Paraná, na Argentina.
O evento em questão, voltado ao público geek, otaku, gamer e fã de cultura nerd em geral, reuniu mais de quatro mil visitantes na primeira edição, realizada ano passado. Além da santa-cruzense, também estarão presentes dubladores, músicos e desenhistas, bem como influenciadores digitais, tais quais o argentino Benja Calero, que possui mais de 6 milhões de inscritos em seu canal no YouTube. Convidada junto a outros cinco cosplayers, Thais será a única representante brasileira do segmento no evento.
LEIA TAMBÉM: Procissão das Criaturas premia as melhores fantasias
Publicidade
A jovem ainda não sabe de qual personagem fará cosplay no evento. Contudo, as opções estão entre Shinobu Kochō e Mitsuri Kanroji, ambas do anime Demon Slayer, e Yor Forger, de SPY x FAMILY. Na data do evento, caso paguem um ingresso VIP, os visitantes então terão a oportunidade de tirar fotos, conhecer os artistas e gravar vídeos com os cosplayers.
Reconhecimento internacional
Fora a formação em Fisioterapia, atualmente Thais é acadêmica de Medicina pela Universidad Nacional del Nordeste (Unne), da cidade de Corrientes, também na Argentina. Assim, ela vive entre Santa Cruz do Sul, onde reside a família, e o país vizinho. Mas foi no exterior que ela recebeu o maior reconhecimento pelo trabalho como cosplayer. Por causa do anúncio como convidada da Paraná Comic Con, a jovem já participou de um evento em Formosa, no último domingo, 16, e tem uma agenda cheia para os próximos meses, quando participará de programações em cidades como Chaco, Clorinda, Catamarca e Puerto Iguazú.
LEIA TAMBÉM: Animes, a cultura japonesa também presente na região Centro Serra
Publicidade
Para a santa-cruzense, o sucesso internacional a pegou de surpresa. “Fico muito feliz mesmo que o meu trabalho começa a ser reconhecido fora do Brasil, o que é uma coisa que me espanta muito”, disse. Além da Argentina, a jovem mencionou ter reconhecimento em toda a América Latina, em países como Paraguai, Chile e México. “E o melhor de tudo é que eu que não tenho patrocinador, não tenho visibilidade grande, é tudo por minha conta, cheguei onde cheguei pelos meus ‘pézinhos próprios’ (risos)”, complementa.
O trabalho de cosplay de Thais pode ser acompanhado principalmente pelo Instagram e pelo Tik Tok. Em ambas as redes, com o nome de usuário @ea.japa.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!