Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Polícia Civil recolhe cães em situação de maus-tratos em casa de hospedagem no Higienópolis

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Cinco cães em situação de maus-tratos foram resgatados pela Polícia Civil em uma ação deflagrada na tarde desta terça-feira, 18, em uma casa de hospedagem e treinamento para animais localizada no Bairro Higienópolis, em Santa Cruz do Sul. A ofensiva se deu em cumprimento de mandado de busca de apreensão e contou com apoio da Secretaria do Meio Ambiente.

O proprietário do estabelecimento, que não teve a identidade divulgada, vai responder criminalmente pelo crime de maus-tratos contra animais. Conforme a chefe do Cartório dos Animais da Polícia Civil, delegada Ana Luísa Aita Pippi, a ação ocorreu após uma série de denúncias contra o responsável pelo local. A polícia esteve no endereço, confirmou a situação e horas depois retornou com os mandados.

LEIA TAMBÉM: Motociclista fica ferido após colisão com carro em Vera Cruz

Publicidade

Dos cães recolhidos, um está em estado grave. “A situação em que foram encontrados os animais era muito ruim, estavam muito magros, sujos, um estava quase morrendo, não sabemos se irá sobreviver”, destaca. Ainda conforme a delegada, a polícia estima que o estabelecimento funcionava há mais de um ano, mas somente há poucas semanas as denúncias começaram a chegar.

Ela ainda alerta para situações que podem configurar o crime. “Maus-tratos a animais não é só agressão física. É também deixar amarrado, deixar preso em local inadequado, deixar de dar alimentos e água de forma adequada, deixar de tratar doenças até que o animal morra, e agressão verbal, por exemplo”, pontua.

LEIA TAMBÉM: Em audiência, defesa de Toquinho aponta irregularidades em interceptações telefônicas

Publicidade

O crime

Maus tratos entende-se por qualquer ato direto ou indireto, que intencionalmente ou por negligência, imperícia ou imprudência, provoque dor ou sofrimento desnecessários e atente contra a saúde e a necessidade naturais físicas e mentais dos animais. A pena para as condutas descritas preveem reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.