‘Linha Direta’ está de volta à TV Globo. Após 16 anos e sob o comando de Pedro Bial, o programa chega reformatado no mês de maio. O conteúdo investigativo – marca registrada da atração – se une à uma estrutura narrativa que combina apresentação, reportagem, entrevistas e simulações de casos que ganharam destaque na sociedade brasileira nos últimos 15 anos. O programa tem estreia prevista para 4 de maio e será exibido às quintas-feiras, após ‘Cine Holliúdy’, na TV Globo.
LEIA TAMBÉM: Menina lança livro em que aborda desafios após um grave acidente
Entre as novidades desta versão repaginada, está a aposta no formato multiplataforma com conteúdos para TV e podcast. O ‘Linha Direta Podcast’ traz conteúdo extra, com impressões de Pedro Bial e depoimentos de bastidores vivenciados por roteiristas, pesquisadores e pela produção do programa. Além disso, tem versão estendida dos casos e mergulha no círculo familiar de pessoas que tiveram ligação com as vítimas. Com publicações semanais, sempre nos dias seguintes à exibição na TV, o ‘Linha Direta Podcast’ estará disponível no Globoplay e nas plataformas de áudio, a partir do dia 5 de maio.
Publicidade
O formato
Um dos precursores do gênero ‘true crime’ e referência na TV brasileira com a descrição e reconstituição de crimes reais, o ‘Linha Direta’ marcou várias gerações ao longo de sua exibição nas décadas de 1990 e 2000. Agora, também traz ainda inovações tecnológicas em sua linguagem, como a adição de laudos de perícia em 3D e a inclusão de imagens de vídeos de câmeras de segurança e captadas por celular.
LEIA TAMBÉM: Começam as gravações do primeiro longa-metragem gravado na região de Santa Cruz e Sinimbu
A cada semana, Bial apresentará um crime já solucionado com o auxílio da dramatização de atores, e outro com desfecho ainda em aberto, com foragidos da justiça. Em comum entre os dois casos: o mesmo tipo de crime e motivação. O aspecto social, com a prestação de serviço, segue sendo um dos grandes pilares do programa, que contará com a divulgação de canais de denúncias para ajudar na localização de foragidos e no fornecimento de pistas.
Publicidade
O primeiro programa
O “Caso Eloá”, como ficou conhecido, vai inaugurar o programa. O sequestro da jovem, cometido pelo ex-namorado dela em Santo André, na Grande São Paulo, foi acompanhado por milhões de brasileiros ao vivo. Durante quatro dias, noticiários de todo o Brasil focaram a janela por onde Eloá, de 15 anos, e sua amiga Nayara, eram mantidas pelo sequestrador. Lindemberg Alves matou Eloá e feriu Nayara a tiros. O caso teve ampla repercussão nacional. Sônia Abrão chegou a entrevistar Alves ao vivo, fato que gerou muitas críticas à apresentadora.
Lindemberg, que não teve ferimentos, foi preso e condenado a mais de 98 anos de prisão. Em junho de 2013, o Tribunal de Justiça de São Paulo reduziu a pena para 39 anos.
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!