Uma viagem cultural que fará você mergulhar na história e ver belas paisagens. A dica é conhecer o Roteiro Histórico Alemão. Durante séculos, as pequenas cidades históricas foram consideradas joias, com muitas facetas. Essa diversidade é traduzida pela arquitetura e pelo estilo que dão um tom único a cada uma das mais de 100 cidades que compõem o roteiro.
LEIA TAMBÉM: A cerveja pelo mundo
O visitante tem acesso a mais de 4.300 museus, com 8.800 exposições, 1.800 espetáculos e festivais, 220 parques temáticos e cerca de 10 mil festas populares. A peculiaridade de cada vila traz ao turista um novo mundo a ser descoberto; é a própria representação da diversidade humana, da cultura e da história da Alemanha.
Publicidade
- Baden-Baden é mundialmente famosa e é reconhecida como um SPA, com muito estilo e belíssimos locais para férias ou para longos passeios
- Durante séculos, pequenas cidades históricas foram consideradas como joias; são mais de 100 cidades que compõem o Roteiro Histórico Alemão
- A maioria das cidades históricas da Alemanha possui intensa vida social, com boutiques, pubs e cafés, resultando em um grande dinamismo local
As cidades possuem desde um caráter metropolitano, como Baden-Baden e a universitária Tübingen, até vilarejos barrocos, como Fulda. Para quem gosta de arquitetura, tais locais são um espetáculo à parte: no oeste, na cidade de Xanten, pode-se conhecer monumentos romanos; no leste, o visitante verá a maior variedade de prédios de todas as épocas, em perfeito estado de conservação, na pequena Görlitz. Temas como culinária regional, eventos, excursões e shopping tours também atraem o público.
LEIA TAMBÉM: Berlim, a capital da Alemanha: um mundo próprio
Vale a pena saber um pouquinho sobre algumas dessas cidades. Baden-Baden é mundialmente famosa e é reconhecida como um SPA, com muito estilo e belíssimos locais para férias. Destacam-se eventos ligados a esportes, cultura, vida social, compras e culinárias, além dos conhecidos programas para bem-estar e beleza.
Publicidade
Os principais passeios são: Kurhaus e o famoso Cassino de Baden-Baden, o centro social e arquitetônico da cidade; Teatro Trinkhalle, Alameda Lichtentaler e Jardim das Rosas (Rose Garden); Centro Antigo, com diversas lojas e cafés; “Região dos Banhos”, onde está a moderna Terma Caracalla e o histórico Friedrichsbad Baths; Ruínas dos banhos romanos; Museu Municipal no prédio Baldreit; Museu de Arte Staatliche Kunsthalle e a Casa de Brahms.
LEIA TAMBÉM: Roteiro levará descendentes à terra dos antepassados em maio
No comércio local ganham destaque antiguidades, joias e moda. Já os esportistas podem se divertir nas excursões, que também possuem roteiros específicos de golfe na região de Baden-Alsace, tênis, equitação, mountain bike, ciclismo, escalada e balonismo, entre outros.
Publicidade
Fulda é a cidade barroca: alia charme à história em cada esquina. No entanto, Fulda possui uma intensa vida social, com diversas boutiques, pubs e cafés, resultando em grande dinamismo local. Os vários museus de lá contam aos visitantes toda a herança histórica de Fulda.
Entre as atrações mais interessantes, merecem destaque: a Catedral, com a cripta de São Bonifácio; os aposentos históricos no Stadtschloss (Palácio Municipal); a Igreja de São Miguel; o Jardim do Palácio; Reserva de Rhön Schloss Fasanerie em Eichenzell, o palácio de verão dos abades de Fulda; Vonderau, o museu regional.
LEIA TAMBÉM: Saiba quem eram os habitantes de Santa Cruz há 230 milhões de anos
Publicidade
Füssen é famosa por seus resorts para férias e bem-estar, no “King’s Nook” – Bad Faulenbach, Hopfen am See e Weissensee, próximas ao fabuloso Castelo de Neuschwanstein – com apenas 4 quilômetros de distância. Essa atrativa cidade montanhosa ao oriente de Allgäu conta com um centro antigo rico em histórias adoráveis. Além disso, fica bem ao sul do final da procurada Rota Romântica. Füssen é uma das principais cidades das atrações turísticas da região da Bavária.
É possível fazer diversos passeios em regiões próximas ao vilarejo: Centro Antigo; Museu Füssen, no antigo Mosteiro Beneditino de St. Mang; Basílica de St. Mang; Igreja de St. Coloman; Hohes Schloss com a ramificação da galeria de Arte Bayerische Staatsgemäldesammlungen e afrescos únicos; Igreja de Heilig Geist Spital; Mosteiro Franciscano; castelos reais como o já citado Neuschwanstein e Hohenschwangau; Castelo Linderhof e Igreja Wies (Patrimônio Internacional da Unesco).
LEIA TAMBÉM: 144 anos: os imigrantes que vieram de Klopschen para a colônia Santa Cruz
Publicidade
Estas são apenas algumas das localidades; tem ainda a Rota Romântica, que engloba as cidades localizadas ao longo do Rio Reno, outro cenário imperdível. O contraste entre o moderno e o antigo é uma das marcas registradas da Alemanha.
Se vale a pena visitar os grandes centros e ter contato com a cultura contemporânea e cheia de muitas novidades, na mesma proporção vale a pena prestar atenção aos pequenos detalhes, possíveis apenas nas cidades menores, cheias de histórias e tradições. Isso sem falar na gastronomia típica de cada uma dessas regiões.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!