A preocupação em torno da segurança dos estudantes levou a Prefeitura de Candelária a adiantar a contratação de um serviço que vinha sendo planejado desde o ano passado. O projeto contempla uma plataforma web de urbanidade e videomonitoramento, com um total de 33 câmeras a serem instaladas em locais estratégicos, além da integração para câmeras colaborativas.
O sistema que será adotado nos próximos dias contará com algumas ações práticas nas áreas de segurança nas escolas e comunidades, incluindo estatísticas de bairros, notificações e alertas, cadastro de moradores, mapa de ocorrências e acionamento, via aplicativo, de pânico e emergência. O coordenador de sistemas da Prefeitura, Tales Machado, explica que esse aplicativo será disponibilizado a todos os professores e servidores das escolas para acionamento imediato e o alerta chegará de forma instantânea à Brigada Militar.
LEIA TAMBÉM: Brigada Militar realiza operação de prevenção à violência nas escolas da região
Publicidade
Unidade autônoma de segurança
Integrada à plataforma com aplicativo e sistema de gerenciamento, a Prefeitura planeja instalar ainda uma Unidade Autônoma de Segurança. Segundo o coordenador de sistemas da Prefeitura, Tales Machado, trata-se de uma espécie de totem nos moldes de unidades já implantadas em vários centros urbanos.
A estrutura, que será montada nas imediações do maior educandário do município, a Escola Municipal Christiano Affonso Graeff, contempla imagens em tempo real, monitoradas 24 horas por dia pela Brigada Militar, câmeras internas e mais dez colaborativas no perímetro, além do acionamento de emergência e pânico. Conforme o vice-prefeito Cristiano Becker, essa estrutura equivale a uma viatura da Brigada Militar no local 24 horas por dia.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!