Em comemoração aos seus 40 anos, que serão completados no próximo dia 17, a Comunidade Evangélica Bom Pastor, de Santa Cruz do Sul, organizou uma programação especial neste domingo, 16. A celebração começa às 10 horas, com culto festivo realizado pelo pastor Samuel Gausmann. “Será um momento em que vamos lembrar da história da comunidade, como tudo começou. Convidamos os ex-pastores e pastoras que atuaram durante todos estes anos. Então vai ser bem bacana, um resgate histórico”, disse.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: caminhada da Paixão de Cristo leva fiéis ao Parque da Cruz
Após o culto, será servido um almoço no ginásio da comunidade, localizado na Avenida Independência, 1.847, com cardápio que inclui churrasco, purê de batata, saladas diversas e cucas. O valor do convite é de R$ 35,00 por pessoa, podendo ser adquirido antecipadamente pelos telefones (51) 3717 2686 e 98444 9378. O evento ainda contará com roda da sorte e pescaria de prêmios para as crianças.
Publicidade
Primeiros cultos eram realizados em escola
A história da Comunidade Evangélica Bom Pastor iniciou em 1962, quando o então pastor Walter Warchow iniciou as celebrações de culto na Escola Professor Murilo Braga de Carvalho. Eventualmente, as atividades eram realizadas em casas de membros. O primeiro culto deu-se na Escola Estadual José Wilke. Em 1980, com a presença de 59 integrantes, foi eleita a primeira diretoria da comunidade, quando Alfeu Bartz foi escolhido presidente. No mesmo ano, a administração começou a busca um local para a construção da igreja.
Na época, a partir de uma votação, a comunidade passou a se chamar Núcleo Bom Pastor. A inauguração da área onde encontra-se hoje a igreja, doada pela Prefeitura de Santa Cruz, foi em 17 de abril de 1983. O culto de inauguração foi celebrado pelos pastores Armindo Müller, Hartmut Schiemann e o catequista Nestor Raschen. Em 2012, com a aprovação dos novos estatutos, a comunidade passou a ser independente.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: encenação da Paixão e Morte de Cristo emociona fiéis em Candelária
Publicidade
Atualmente, conta com o pastor Samuel Gausmann e o presidente Lauri Pretzel. No sistema informatizado de cadastro, atualizado no fim de 2022, constavam 1.441 membros, sendo 597 fichas titulares. São desenvolvidas diversas atividades na comunidade. Além dos cultos tradicionais, o templo promove cultos especiais de cinco e dez anos de batismo; jubileu de 25 anos de confirmação; culto de tomé; culto gauchesco e também dois cultos por ano em língua alemã. Um no Domingo de Ramos e outro no primeiro Domingo de Advento.
Atividades
Além disso, a Comunidade Bom Pastor possui grupos como a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (Oase); Legião Evangélica Luterana (Lelut); tarde bíblica com crianças; Juventude Evangélica; dança sênior e grupos de canto e coral. O espaço da igreja conta com um ginásio onde são realizados eventos da comunidade. Ele também é disponibilizado a uma escola de futebol para crianças e a uma escola de patinação. Mediante aluguel, pode ser usado pela população em geral. Aos sábados pela manhã, as integrantes do Oase realizam seu tradicional brechó solidário.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!