Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PREVISÃO

El Niño pode chegar ao Rio Grande do Sul ao final do trimestre

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

O trimestre abril-maio-junho de 2023 deve passar por um período de neutralidade nas condições climáticas, com a possibilidade de evolução para um evento El Niño ao final do período. Os dados são do Boletim trimestral do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs), coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). As previsões apresentadas são baseadas no modelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Como principal destaque, o Estado pode ser impactado pela presença de frentes frias estacionárias e aumento nos volumes de chuva, com anomalias de precipitação e de temperatura, variando entre normal e ligeiramente acima da média.

LEIA TAMBÉM: Fim de semana deve ser de calor e tempo nublado em Santa Cruz

Publicidade

O prognóstico climático indica, ainda, um aumento da precipitação, com desvios mais significativos entre maio e junho, sobretudo do Centro para o Sul do Estado, havendo ainda chance de chuvas ligeiramente abaixo da média em parte do Norte do Rio Grande do Sul no mês de abril. Localmente, algumas áreas do Centro, Sul e Leste já podem ter precipitações acima da média, embora com distribuição irregular.

Em relação às temperaturas, a tendência indica temperaturas próximas a ligeiramente acima da média no trimestre. Maior amplitude térmica é esperada no mês de abril e menor em junho. Ondas de calor, embora menos frequentes e de menor duração em relação ao verão, ainda ocorrem, especialmente em abril e junho.

LEIA TAMBÉM: Lago Dourado surgiu como uma resposta aos períodos de estiagem

Publicidade

Eventos extremos, com precipitação intensa e ondas de frio esporádicas, são possíveis. Entretanto, frio mais rigoroso poderá ser observado em maio, mês com maior chance de geadas. O boletim do Copaaergs é elaborado a cada três meses por especialistas em Agrometeorologia de 15 entidades públicas estaduais e federais ligadas à agricultura ou ao clima. O documento também lista uma série de orientações técnicas para as culturas do período.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.