Maior casa de saúde do município, o Hospital Santa Cruz completa 115 anos em 2023, e cerca de 90% de seus atendimentos são realizados via Sistema Único de Saúde. Segundo o diretor-geral do hospital, Vilmar Thomé, as reformas anunciadas nessa quinta-feira, 6, trarão mais conforto e comodidade para os pacientes e acompanhantes.
LEIA MAIS: Obras de ampliação do PA do Hospital Santa Cruz vão ficar prontas em seis meses
“Na frente do hospital teremos uma estrutura de recepção, um tipo de ‘parada de ônibus’, onde os familiares poderão esperar com mais conforto o atendimento dos pacientes. Na parte interna, faremos a reforma das áreas físicas, aquisição de equipamentos e mobiliário e ampliação da estrutura. Haverá espaços mais adequados, como o acolhimento aos pacientes e familiares, mas também em relação ao atendimento de pacientes graves”, disse.
Publicidade
As obras iniciam na próxima semana. A coordenadora do Pronto Atendimento do HSC, a médica Bárbara Swarowsky Tabach, pediu a compreensão dos usuários durante os próximos seis meses, pois o atendimento é diário e 24 horas. “O atendimento continua. Vamos organizar alguns fluxos internos, mas a recepção vai orientar os pacientes e familiares até que tudo seja organizado novamente”. Ela ainda destacou a importância da obra, em virtude do alto fluxo de pessoas atendidas. No primeiro trimestre do ano, o HSC realizou mais de 11,2 mil atendimentos, e 31% desse total corresponde a urgências e emergências.
O que será feito
A reforma prevê três etapas, que são a construção de uma sala de espera externa, dedicada aos familiares, melhorias no ambiente interno adequando o espaço já existente e a ampliação da sala de emergência, sala de espera e consultórios.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz disponibilizará botão de pânico nas escolas municipais e conveniadas
Publicidade
Na parte externa, em frente ao prédio, será construído um novo ambiente, climatizado, garantindo melhor acesso e acolhida aos familiares e acompanhantes que desejam ficar no local. As ampliações e reformas incluem também demolições, instalações de rede de gás medicinal, pontos hidráulicos, elétricos e de rede, acessibilidade dos ambientes, pinturas e coberturas, entre outras melhorias. Anualmente, cerca de 40 mil atendimentos são realizados na unidade.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade