Os últimos meses da gestão da prefeita Helena Hermany têm sido de trocas na gestão. Em fevereiro, a prefeita anunciou quatro novos nomes frente das secretarias municipais, já em março, foram outros três. Dentre um dos nomes de referência das pastas está o de Cesar Cechinato, liderando o Meio Ambiente.
Dentre os assuntos em pauta que Cechinato deve resolver é sobre a coleta seletiva em Santa Cruz do Sul. O Ministério Público instaurou um processo administrativo para tratar sobre a coleta de resíduos. Foi estabelecido um prazo de 30 dias para a comprovação de maior fiscalização em empresas que operam de forma clandestina no município.
LEIA TAMBÉM: Promotor pede mais ações da Prefeitura para aumentar eficiência de coleta seletiva em Santa Cruz
Publicidade
O novo titular da pasta, salienta que a Conesul realiza a coleta em 20 bairros e também no interior, enquanto a Coomcat é responsável por outros 15 bairros. Observa que ambas possuem expertise nas atividades desempenhadas, mas reconhece que existem dezenas de trabalhadores não vinculados buscando o sustento das famílias na informalidade. “Situação esta não desejável, mas que ocorre em todo o País”, frisa.
Sobre as medidas desempenhadas, destaca que a pasta tem buscado sensibilizar a população por meio do programa Coleta + Santa Cruz, no qual o investimento já supera os R$ 130 mil em ações de divulgação em várias mídias; impressão e distribuição de folders e imãs de geladeira; instalação de um outdoor na passarela da Avenida Euclydes Kliemann e distribuição, ao longo do mês de abril, de 18 mil folders com dicas e os horários em cada bairro. “Pretendemos agregar novos protagonistas e parceiros, sensibilizando as novas gerações e mudando o comportamento dos indivíduos ainda resistentes.”
LEIA TAMBÉM: Recicla Santa Cruz coletou 30 toneladas de resíduos em 2022
Publicidade
O desafio, segundo ele, é enorme, pois consiste em mudar hábitos antigos de uma população. “Exige não apenas investimentos, mas também criatividade para chegarmos junto às famílias com novos instrumentos de comunicação.” Informa ainda que estão em andamento pesquisas com startups para o desenvolvimento de soluções visando agilizar a coleta nos grandes geradores de resíduos, como empresas e condomínios. Cechinato diz ainda que foi feita uma reunião com a Coomcat com o objetivo de aprimorar a contratualização e ampliação do quadro de cooperados.
No dia 29 de março, Cechinato e a prefeita Helena Hermany cumpriram agenda em Brasília. No encontro com a Secretaria Geral da Presidência da República, buscaram possibilidades de convênio com a União para qualificar a cooperativa local e outros atores da cadeia de reciclagem. “Há firme intenção do governo federal de apoiar as cooperativas e associações de reciclagem no que diz respeito às questões documentais, estruturais, comerciais e de gestão.”
Colaborou Márcio Souza.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade