Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DE OLHO

Promotor pede mais ações da Prefeitura para aumentar eficiência de coleta seletiva em Santa Cruz

Foto: Rafaelly Machado/Banco de Imagens

O Ministério Público ingressou com um procedimento administrativo para identificar as políticas públicas em execução por parte da Prefeitura de Santa Cruz e buscar soluções para que o Município desencadeie mais iniciativas educacionais a fim de aumentar a eficiência dos serviços de coleta seletiva em Santa Cruz do Sul. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o promotor de Defesa Comunitária, Érico Barin, destacou que ações como a ampliação da coleta em outros bairros já surtem resultados positivos, mas ainda é necessário uma orientação maior com informações qualificadas e contínuas quanto à destinação dos resíduos.

LEIA TAMBÉM: Recicla Santa Cruz coletou 30 toneladas de resíduos em 2022

Barin cobra mais ações da Prefeitura | Foto: Jacson Stulp

“É preciso esse fomento de educação ambiental, pois se não houver esse incremento teremos um serviço de coleta seletiva subaproveitado. Essa ampliação do conhecimento é para que a população faça sua parte e gere economia aos cofres públicos”, explica o promotor. Uma das sugestões, é que esse trabalho seja reforçado nas escolas para, a partir disso, haver uma mudança de hábito por parte da população que ainda descarta resíduos incorretamente.

Publicidade

Ainda, como sugestões ao Poder Público, o despacho da promotoria pede que haja a colocação de placas em todos os containers verdes espalhados pela zona urbana do Município, especificando quais os resíduos devem ser ali colocados e quais dias da semana e horários devem ser dispostos os recicláveis, fora do container para recolhimento; distribuição de folders/imãs de geladeira atualizados com informações sobre a coleta seletiva, dias e horários, e a explicação pelos agentes de como os moradores devem proceder na separação do lixo orgânico e do reciclável. Por fim, o documento pede que a Prefeitura atualize quais condomínios/loteamentos fechados aderiram ao programa de coleta seletiva municipal, a fim de garantir a separação adequada de resíduos dentro dos próprios condomínios.

Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback.

Ouça abaixo a entrevista do promotor Érico Barin na íntegra:

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.