Olá, amantes da Nostalgia e queridos leitores! Para esta edição, reservei lembranças da cozinha da minha mãe! Itens que há 30 ou 40 anos era comum encontrar. E, para iniciar esta viagem, o primeiro item de que lembro é o descanso de panelas. Eles eram feitos em plástico e continham uns botões em alumínio para apoiar as panelas quentes; assim, protegiam as mesas de fórmica, outro item comum.
LEIA TAMBÉM: Espaço nostalgia: o sonho do menino que se realizou através de obras de arte
Bem melhor a lata com a alça
A segunda recordação é a da alça para lata de azeite. Talvez os leitores jovens nem soubessem que o azeite do dia a dia vinha em latas. Pois é, e ainda se fazia dois furinhos na extremidade superior para melhor fluidez do óleo de soja. Muitas vezes, o azeite escorria pela lata, sujando as mãos. Para que isso não acontecesse, existiam as alças para latas. Ah, sim: depois de vazias, as latas eram ótimo acessório para um jogo de tacos!
Publicidade
Tampinha para a gasosa
E o terceiro item que gostaria de compartilhar são as tampinhas de vedar. À tarde, depois de um jogo de tacos, para matar a sede, uma boa gasosa. Eu mesmo adorava a Minuano. Mas às vezes não conseguia consumir todo o refrigerante de uma só vez; e, para manter a qualidade e o sabor do mesmo, usavam-se as tampinhas plásticas em forma de chapéu, para conservar o refri.
Faça contato conosco!
Caso você disponha de itens colecionáveis, pode compartilhar esse material conosco: teremos muito prazer em mostrá-lo neste espaço. Ao mesmo tempo, se houver intenção de se desfazer de algum objeto ou de vendê-lo, não deixe de conversar com a gente! Além do e-mail, deixo o contato de WhatsApp: (51) 9 9606 3507.
LEIA TAMBÉM: Espaço nostalgia: bom de copo
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade