Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

GALO 110 ANOS

FC Santa Cruz: trabalho contínuo para retornar à elite do futebol

Foto: Vinícius Molz Schubert/FC Santa Cruz

Ao centro, presidente Miguel Schuck segura com orgulho um dos importantes títulos do Galo

A disputa da Divisão de Acesso, no último ano, começou com bom desempenho do Futebol Clube Santa Cruz. O andamento da competição mostrava que era possível acreditar em uma ascensão para a elite do Gauchão, fazendo com que o Galo retomasse um espaço que já foi seu e que merece. Mas o futebol vive de resultados e isso acabou não representando toda a vontade de sua torcida. Assim, 2023 vem como um novo recomeço, uma nova trajetória para alcançar a Série A.

LEIA TAMBÉM: Galo vence o primeiro amistoso da temporada

O trabalho para isso é constante. Mesmo que dentro de campo as atividades parem, fora existe um grupo de pessoas abnegadas que tentam garantir a melhor estrutura e dar condições para que o clube dos Plátanos assuma seu posto entre os 12 maiores do Estado. Entre esses torcedores está o presidente Miguel Lambert Schuck, que diz ter confiança de que o objetivo será alcançado. E o motivo é a forma como o processo de transição, entre 2022 e 2023, foi feito. “Logo que se encerrou o campeonato do ano passado, já iniciamos um trabalho forte de avaliação e preparação para a montagem de um elenco competitivo”, conta em entrevista.

Publicidade

Entrevista / Miguel Schuck, presidente do F.C. Santa Cruz

Certamente, uma das metas do Galo é o retorno à elite do futebol gaúcho. Qual a perspectiva ou projeção para isso?

Temos total confiança de que alcançaremos esse objetivo neste ano. Logo que se encerrou o campeonato do ano passado, iniciamos um trabalho forte de avaliação e preparação para a montagem de um elenco altamente competitivo, e que irá brigar pelo acesso.

Como está o clube atualmente, em termos de estrutura, finanças, organização de equipe?

Publicidade

Acredito que são poucos os clubes de futebol que têm uma situação financeira equilibrada e um patrimônio valioso como o Santa Cruz. Além das conquistas dos últimos anos, estamos alcançando inclusive todas as certidões fiscais, algo almejado há muito tempo. Entretanto, todo campeonato sempre é um desafio para a busca dos recursos necessários, e por isso sempre muito importante contar com o apoio da comunidade.

LEIA MAIS: Caderno Especial: F.C. Santa Cruz – 110 anos de história

O que faz com que o Galo seja grande?

Publicidade

São 110 anos de um clube que nunca fechou as suas portas, nunca deixou de disputar uma competição, nunca trocou de CNPJ como muitos já fizeram, e conta com um importante quadro de conselheiros e torcedores.

De que forma, além do futebol dentro das quatro linhas, os torcedores podem auxiliar o Galo?

O principal é a presença e o apoio em todas as partidas, mas aqueles que puderem devem se associar também.

Publicidade

Que momento histórico do Galo te marcou?

A conquista da Copa FGF 2020. Eu tenho um envolvimento em diretorias do clube há pelo menos 20 anos, passei pelos mais variados momentos no clube. Mas levantar uma taça como vice de futebol, ainda mais a primeira da história do Santa Cruz, foi uma das maiores emoções na minha vida.

Como é ser presidente de uma entidade do tamanho do Galo em uma data emblemática, como os 110 anos?

Publicidade

A responsabilidade aumenta mais ainda, por toda a grandeza e importância histórica do clube para a comunidade santa-cruzense. Mas posso afirmar que também é um orgulho estar à frente de uma entidade dessa magnitude, responsável por tantas alegrias para milhares de pessoas.

Como o Galo trata a questão da formação de novos atletas, tanto para o clube quanto para eventual comercialização e injeção de recursos?

Estamos novamente alinhados com o Centro Esportivo Santa Cruz, responsável pelas nossas categorias de base, para um trabalho organizado e de impacto na formação de novos atletas. Desde 2015, o Santa Cruz contou com recursos financeiros das negociações dos atletas Tiago Volpi e Pedro Henrique, o que comprova que o investimento na base traz um retorno considerável para o clube.

O que o torcedor pode esperar para os próximos anos do Galo?

Podem esperar o nosso compromisso em continuar trabalhando para levar o Santa Cruz a novas conquistas e glórias, sempre respeitando nossos valores e a paixão que move nossa torcida.

LEIA MAIS SOBRE ESPORTE

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.