Grêmio e Ypiranga fizeram uma grande semifinal de Campeonato Gaúcho na tarde deste sábado, na Arena, em Porto Alegre.
Após sair perdendo para o Ypiranga, que marcou com Mossoró, o Grêmio virou a partida com Thaciano e Bruno Alves. A vitória por 2 a 1 igualou o placar do jogo de ida, e levou a partida para a decisão por pênaltis, e o Tricolor conquistou a vaga na final vencendo por 5 a 4, com o goleiro Adriel decidindo no final.
Agora o Tricolor espera Caxias ou Internacional na decisão. As duas equipes empataram em 1 a 1 o primeiro jogo, e decidem a última vaga na final neste domingo, 26.
Publicidade
PRIMEIRO TEMPO
Thaciano começou assustando o goleiro adversário antes dos dois minutos, chutando forte de fora da área. O goleiro Caíque espalmou e Suárez quase conseguiu completar na área, mas a bola foi sem direção, pra fora.
O Ypiranga perdeu o zagueiro Windson, por lesão, aos sete minutos, e Ronald foi colocado em seu lugar pelo técnico Luizinho Vieira.
Publicidade
Aos 12, Galdino recebeu da direita, ajeitou e chutou de canhota, rasteiro, perto do poste direito de Caíque, mas pra fora. O Tricolor seguiu insistindo, e em um cruzamento longo da esquerda, Vina deixou Suárez na cara do goleiro, mas a bola quicou no gramado e atrapalhou a tentativa de cabeceio. A finalização foi ao gol, mas Caíque mostrou mais uma vez que é um grande goleiro e espalmou pra fora.
O Grêmio também teve um desfalque por lesão ainda no primeiro tempo. Ferreira sentiu a perna esquerda e foi substituído pelo garoto Zinho aos 18 minutos de jogo.
O primeiro tempo foi todo gremista, que criou muitas chances de marcar. Galdino perdeu boa chance aos 25. Zinho lançou a bola na frente da área, Galdino recebeu com liberdade, mas a conclusão foi longe da meta adversária.
Publicidade
Thaciano chutou de longe, rasteiro, aos 27, e a bola novamente passou perto da trave.
O Grêmio buscava espaços, mas o Ypiranga seguia organizado, e valorizava a posse quando em poder da bola.
Suárez recebeu passe Bitello na direita e teve mais uma conclusão pra fora aos 33.
Publicidade
O Ypiranga teve uma conclusão aos 40 minutos, com Erick, autor dos dois gols da equipe no primeiro jogo da semifinal. Ele arriscou um chute de fora da área, em frente a marcação, e chutou longe do gol.
Nos acréscimos, Bitello criou mais duas chances, mas parou no goleiro do Ypiranga. Aos 45, a finalização foi no canto, em chute de fora da área, e Caíque salvou. O goleiro do Ypiranga evitou a abertura do placar novamente aos 48, quando Bitello recebeu na entrada da área e concluiu, mas o goleiro saiu do gol e defendeu com o pé, levando o 0 a 0 do placar para o intervalo.
SEGUNDO TEMPO
Publicidade
O Tricolor voltou com Thiago Santos no lugar de Everton Galdino. No Ypiranga, Ralph substituiu João Pedro.
O Grêmio precisava do gol, já que o empate levava o time visitante para a próxima fase. Aos 4 minutos, Suárez passou por dois adversários pelo lado esquerdo da área. O atacante ficou de frente com o goleiro, que fechou o ângulo e frustrou Suárez mais uma vez. Zinho ainda pegou o rebote na área, mas chutou por cima do gol.
Aos 7, Bruno Alves errou na saída do Grêmio e Mossoró pegou a bola em frente a área. O chute forte desviou em Bruno Uvini, e tirou a chance de defesa de Adriel. Gol do Ypiranga, que ampliava a vantagem construída na primeira partida em plena Arena Tricolor. Com resultado do primeiro jogo, o Grêmio precisava de dois gols para levar a decisão para os pênaltis.
O empate gremista demorou sete minutos para sair. Após cruzamento da direita de Bitello, Thaciano apareceu na pequena área para cabecear na saída do goleiro Caíque e deixar o placar em 1 a 1. No placar agregado, o time de Erechim vencia por 3 a 2.
Luiz Suárez buscava passar pelo goleiro do time Canarinho, Caíque, um dos destaques da partida. O Ypiranga se esforçava para resistir ao bombardeio contra seu gol, promovido pelo ataque Tricolor. Diego Souza entrou aos 23 minutos no lugar de Vina, e Cristaldo entrou no lugar de Thiago Santos, que havia entrado no intervalo.
A pressão virou gol do Grêmio aos 32. Zinho recebeu na área e chutou, mas foi travado pela defesa. No escanteio, Bruno Alves recebeu o cruzamento no segundo poste e da risca da pequena área, cabeceou para o fundo das redes em uma bela conclusão, fazendo 2 a 1 para os donos da casa (3 a 3 no placar agregado), resultado que levava o jogo para as penalidades.
Thaciano, autor do primeiro gol gremista, deixou o campo aplaudido pela torcida aos 35 minutos. Gustavinho entrou em seu lugar no meio de campo.
Aos 36, o Ypiranga tentou responder aos ataques do Grêmio com Mossoró, em jogada individual. Ele apareceu entre os marcadores na frente da área e chutou forte, mas o goleiro Adriel defendeu em dois tempos.
O Tricolor pressionou até o fim, a vitória por 2 a 1 foi justa, mas a disputa pela final foi para a decisão nas penalidades máximas.
PÊNALTIS
O Grêmio começou cobrando com Reinaldo e perdeu a chance de colocar o Grêmio na frente, acertando a trave.
Gedeílson cobrou para o Ypiranga e também errou. O chute rasteiro ficou na trave.
Cristaldo deixou o Tricolor na frente, marcando o primeiro gol com um chute no ângulo esquerdo.
Mossoró tambem acertou e empatou em 1 a 1.
Bitello cobrou a terceira penalidade para o Grêmio e marcou o 2 a 1.
O atacante Erick voltou a empatar a sequência em 2 a 2.
Luis Suárez, que havia perdido pênaltis nos últimos dois jogos do Grêmio, marcou o seu e fez 3 a 2 para o Tricolor.
O Ypiranga perdeu a cobrança com Ralph, em penalidade que o goleiro Adriel caiu no canto certo para defender.
Diego Souza teve a chance de finalizar a partida, mas cobrou na trave e o placar permaneceu 3 a 2 para o Tricolor.
Caíque, o goleiro do Ypiranga, cobrou sua penalidade e venceu Adriel, deixando o placar em 3 a 3, levando a sequência para as batidas alternadas.
Bruno Alves cobrou para o Grêmio e marcou o 4 a 3.
Na obrigação de marcar, o zagueiro Ronald cobrou com categoria e empatou a série para o Ypiranga em 4 a 4.
O jovem Gustavinho bateu bem e voltou a deixar os donos da casa na frente: 5 a 4.
Jhonathan Ribeiro cobrou para o Ypiranga e o goleiro Adriel defendeu, dando a vaga para o Tricolor.
FICHA TÉCNICA
GAUCHÃO 2023 SEMIFINAL
GRÊMIO (5) 2X1 (4) YPIRANGA
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre-RS
Data e hora: 25/3, 16h30
Arbitragem: Douglas Schwengber da Silva, auxiliado por Tiago Augusto Kappes Diel e Fagner Bueno Cortes
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro
Cartões amarelos: Renato Portaluppi, Reinaldo (Grêmio); Patric Calmon, Erick Farias (Ypiranga)
Gols: Thaciano, aos 16min/2ºT, Bruno Alves, aos 32min/2ºT (Grêmio); Mossoró, aos 8min/2ºT (Ypiranga)
GRÊMIO
Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Bruno Uvini, Reinaldo, Bitello, Thaciano (Gustavinho), Vina (Diego Souza), Galdino (Thiago Santos, depois Cristaldo), Ferreira (Zinho) e Suárez.
Técnico: Renato Portaluppi
YPIRANGA
Caíque; Gedeilson, Islan, Windson (Ronald), Patric Calmon (Gustavo Nogy), Lorran, Mossoró, João Pedro (Ralph), Matheuzinho (MV), Erick Farias, William Barbio (Jhonathan Ribeiro).
Técnico: Luizinho Vieira
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!