Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ARQUITETURA

FOTOS: Téia e Iara são projetadas para o sucesso

Fotos: Inor/Ag. Assmann

As narrativas que tratam de relacionamentos entre pessoas que estavam destinadas a se encontrar é muito questionada pelos mais céticos, mas também faz parte das crenças de outros tantos. Alguns “culpam” o acaso, outros a aleatoriedade, mas a grande maioria resposabiliza o destino, principalmente pelas relações – mesmo as não amorosas – que possuem significado especial. É o caso de Andrea Kessler e de Iara Dini Cougo. 

Quando perguntadas sobre como denominam o encontro que resultou hoje em uma sociedade empresarial, ambas não hesitam em dizer: destino. Ainda que tenham a mesma idade, formações acadêmicas similares e objetivos profissionais alinhados, são as diferenças que tornam essa parceria tão singular. Para as duas, é a isso que se deve o sucesso do empreendimento Téia + Iara Arquitetura.

LEIA TAMBÉM: Mulheres empreendedoras atingem número recorde no Brasil

Publicidade

Tudo começou com um encontro despretensioso, causado por um acaso certeiro, que teve o poder de juntar duas mulheres destinadas a compartilhar uma jornada profissional de sucesso. Apesar da maturidade, como elas próprias afirmam, Téia e Iara ainda têm muito para construir em Santa Cruz do Sul. 

Em geral, as sociedades profissionais são formadas por pessoas que já se conhecem há algum tempo, sejam amigos ou parentes. No entanto, esse enredo não tem nada a ver com o caso de Andrea Kessler, mais conhecida como Téia, de 56 anos, e Iara Dini Cougo, também de 56. Elas se formaram em Arquitetura há 33 anos – Téia pela Universidade Ritter dos Reis, hoje Uniritter, e Iara pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) –, mas iniciaram as carreiras em âmbitos bem diferentes. Em meados de 1993, Iara estava encarregada de um projeto amplo com Auro Schilling, referência na engenharia civil, e um outro colega. Entretanto, após o rompimento da parceria, o projeto necessitou de mais gente. 

LEIA TAMBÉM: Monique Rodrigues: empoderamento através da música

Publicidade

Nascida em Bagé, naquela época Iara era recém-chegada em Santa Cruz e não conhecia os profissionais em atuação no município. “Auro e outro colega tinham um cliente mas acabaram separando a parceria e eu continuei trabalhando com Auro – e o cliente permaneceu conosco. Então sobrei eu, uma novata, que não tinha condições de assumir um trabalho grande, e Auro foi atrás de uma arquiteta para me ajudar. Como eu era recém-chegada na cidade, não conhecia os profissionais, mas ele tinha esse conhecimento. Então lembrou da Téia, conversou com ela e nós nos conhecemos”, relembra. 

Naquele momento, nenhuma delas imaginava isso, mas as duas formariam grande parceria profissional dali em diante. Téia trabalhava em outra sociedade, mas, ao ver seu colega seguir na direção da docência, não hesitou em aceitar o convite para participar do projeto. Durante um mês intenso, com muitas madrugadas em claro, conseguiram finalizar esse projeto. Após terminarem o condomínio, viram que a parceria havia dado certo e, assim, decidiram iniciar a empresa que hoje é conhecida como Téia + Iara Arquitetura. 

LEIA TAMBÉM: Badesul lança linha de financiamento para estimular empreendedorismo feminino no RS

Publicidade

A evolução do escritório

Já são 29 anos caminhando juntas profissionalmente e cerca de 25 desde que o escritório se estabeleceu. “Desde sempre no nosso caminhar, as coisas foram acontecendo naturalmente. São oportunidades que a vida nos oferece, então temos que abraçá-las”, destaca Téia. 

Por estar localizada no Centro de Santa Cruz do Sul naquela época, a casa de Téia foi o escritório inicial da empresa. “Começamos a montar o escritório na minha casa. Depois de um tempo, vimos a necessidade de ampliar, e surgiu uma oportunidade ao lado, onde é nosso escritório hoje. Fomos restaurando e reformando os cômodos, e nossa equipe foi crescendo aos poucos, com estagiários e outros profissionais”, explica.

LEIA MAIS: Empreendedorismo feminino: inspirações para enfrentar os desafios

Publicidade

No início, o escritório era apenas de projetos. Contudo, os clientes as procuravam muito em relação a dúvidas com obras e resolução de problemas, competências que elas não executavam. Aos poucos, as arquitetas foram aperfeiçoando as habilidades da equipe e entrando no mundo das execuções. “Depois do período de apenas projetos, fomos nos inserindo em um novo contexto, uma função muito difícil. Agora estamos em um terceiro momento, em que estamos em uma situação mais confortável”, destaca Iara.

Ela também enfatiza a contribuição dos funcionários, que foram imprescindíveis para o engrandecimento da empresa. “Uma característica forte da nossa organização interna é que temos no nosso time profissionais competentes. Conseguimos nos organizar de uma forma em que conseguimos manter os profissionais conosco para manter igualmente a qualidade.”

LEIA TAMBÉM: Irmãs Lazzari: o sucesso na jornada do empreendedorismo

Publicidade

Os desafios da administração

Apesar de terem sido unidas por obra do acaso, hoje as parceiras de negócio fazem as coisas acontecerem. “Fomos incluindo novas funções, como gestoras e empresárias. Temos esses papéis de forma assumida e queremos cada vez aprender mais”, garante Iara.

Nesse sentido, elas explicam que, atualmente, se envolvem nos projetos de forma mais indireta, orientando o time a partir da demanda de cada cliente. “Fazemos uma reunião com a equipe e traçamos o estilo, mas não atuamos de forma operacional.”

LEIA TAMBÉM: Simoni Batista da Silva prova que mulher ao volante é sinônimo de atenção e segurança

O caminho até aqui foi árduo, e as empresárias salientam que a melhor maneira de aprender é a partir de erros e dificuldades. “Hoje estamos mais seguras e em nosso melhor momento, mas temos uma caminhada com muitos erros e aprendizado, o que foi fundamental para que conseguíssemos enxergar as nossas qualidades. Essa soma resultou no escritório que hoje tem essa vida longa”, aponta Téia.

E não se engane se você pensa que elas são intimidadas por serem mulheres na área da arquitetura. Elas aprenderam a trabalhar com todas as pessoas, e desenvolveram resiliência e estratégia. “Eu acredito que, por mais que haja essa questão cultural de achar que homem não pode ser comandado por mulher, nós sabemos conduzir as situações e nos sentimos parceiras deles. E com a mulher também há uma relação boa, ainda que às vezes se torne mais competitiva”, observa Iara. 

LEIA TAMBÉM: Luci Romeiro dos Santos tem, a cada dia, um novo desafio

E o grande segredo para uma sociedade profissional consolidada? Confiança. “Não desconfiamos uma da outra, porque não temos motivo para isso. Nós também não brigamos; discordamos em uma coisa ou outra, mas sempre mantemos a compostura”, diz Iara. Para Téia, outro aspecto primordial é a cumplicidade da dupla. “Não é sempre às mil maravilhas, mas nos entendemos e nos respeitamos. Sabemos que, a partir das discordâncias, uma de nós tem que ceder”, acredita. 

Perspectiva para o futuro 

Em quase 30 anos de parceria, muitos projetos foram assinados. Paralelo a isso, ocorreu a modernização no estilo de trabalhar na empresa de Téia e Iara. Ainda neste ano, elas pretendem inovar ainda mais. “Nós somos de uma geração em que se desenhava (os projetos) à mão, com papel manteiga ou vegetal. Agora, nosso escritório vai ser um dos primeiros em Santa Cruz a implantar um novo sistema de trabalho. Gostamos de desenhar à mão, mas é necessário se adaptar ao novo”, reforça Iara. 

LEIA TAMBÉM: Carmen Lúcia Helfer: um cargo, muitos desafios

Outra novidade é um sonho que foi pensando por anos: Téia e Iara estão apostando no projeto Moradas T+I. São casas construídas no estilo característico das arquitetas e que serão postas à venda assim que forem concluídas. “Esse é o sonho de todo profissional, construir no seu gosto e depois ir em busca de um cliente. A nossa menina dos olhos é a realização deste projeto. Há um nicho de pessoas que querem comprar uma casa pronta, mas assinada por nós”, declara Téia.

Para acompanhar o trabalho de Téia e Iara, siga-as no Instagram @teiaeiaraarquitetura. O escritório fica na Rua Galvão Costa, 323. 

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.