A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) trabalha para concluir o estudo sobre causas e soluções para alagamentos que ocorrem na Zona Norte de Santa Cruz. A pesquisa, contratada pela Prefeitura, iniciou em janeiro do ano passado. Os técnicos da universidade avaliaram como a região se comportava com diferentes volumes de chuva.
LEIA TAMBÉM: Estudo sobre alagamentos deve resultar em ações para garantir a drenagem
Uma precipitação entre 50 e 60 milímetros em uma hora já pode provocar transtornos no Arroio Jucuri. Uma grande chuva na área de 19 quilômetros quadrados pode resultar em uma vazão de até 16,5 metros cúbicos, o que equivale a mais de 16 mil litros por segundo no manancial. O engenheiro ambiental e coordenador do estudo, Marcelo Kronbauer, revela os pontos mais críticos.
Publicidade
“Em torno da Rua Coronel Oscar Jost, percebemos uma tendência maior para acontecer um extravasamento da calha, ou seja, o Arroio Jucuri sair do canal no qual ele passa. Próximo a Secretaria do Meio Ambiente é um ponto que começamos a ter problemas. Outro lugar é entre as ruas Gonçalves Ledo e Gaspar Silveira Martins”, observa Kronbauer.
LEIA MAIS: Começa estudo que deve ajudar a prevenir enchentes em Santa Cruz
Outro é no entroncamento da São José com a Oscar Jost. O levantamento ainda revelou que problemas na região do trevo do 2001 pode levar a alagamentos na região do Shopping Santa Cruz. O estudo da Unisc avaliou parte dos bairros Jardim Europa, Country, Higienópolis, Santo Antônio, Universitário, Avenida, Goiás, Centro e Várzea.
Publicidade
A atual fase contempla a proposta de instalação de estruturas para reservar a água. Em Porto Alegre, por exemplo, foram implantadas praças em áreas escavadas, essas áreas servem para amenizar os alagamentos. A expectativa é de que o relatório final seja apresentado para a Prefeitura em abril.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade