Santa Cruz do Sul tem vivido momentos de forte emoção quando o assunto é esporte. Começo pelo basquete. Na segunda temporada do União Corinthians no Novo Basquete Brasil (NBB), a equipe tem sido competitiva e ingressou na zona de classificação aos playoffs. O Ginásio Poliesportivo Arnão está voltando a pulsar, na esteira das boas memórias da década de 1990, quando Ary Vidal esteve por aqui e proporcionou momentos marcantes para os torcedores.
A nova era do basquete profissional santa-cruzense virou livro, em uma narrativa do jornalista Guilherme Mazui Roesler. A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) reconheceu o esforço de retomada e trouxe jogos da Seleção Brasileira para a cidade, na última janela das eliminatórias para o Mundial masculino. A vaga foi obtida, com sucesso de público contra Porto Rico e Estados Unidos. Foi uma semana para respirar basquete, com diversas ações.
LEIA TAMBÉM: A grande sala escura
Publicidade
No futebol, tivemos uma arrancada impressionante do Avenida no Gauchão, sob o comando do técnico Márcio Nunes. Boas atuações e uma pontuação que dava esperanças para a sonhada vaga na Série D do Brasileiro. Infelizmente, não foi suficiente. A equipe caiu de rendimento, mas atingiu o objetivo traçado para a temporada: permanecer na elite e continuar o projeto de crescimento do clube, o que passa pela profissionalização de todos os departamentos, uma ação vista como essencial pela gestão do presidente Jair Eich, de cinco acessos em 15 anos.
Enquanto o Periquito entra em recesso, o Galo volta à ativa com a pré-temporada antes do Campeonato Gaúcho da Série A2. O Santa Cruz busca o retorno à elite após uma década. O planejamento começou com antecedência. O técnico Daniel Franco foi contratado em setembro do ano passado e o elenco, montado de forma criteriosa. Em um torneio equilibrado como a Divisão de Acesso, o grupo precisa ser competitivo e acostumado às dificuldades do futebol raiz, ainda mais com o rigoroso inverno gaúcho. No ano passado, por exemplo, o Santa Cruz foi a melhor equipe da chave na primeira fase, mas caiu no primeiro confronto eliminatório diante do Esportivo, que obteve o acesso. A direção frisou que a principal missão é errar o menos possível.
LEIA TAMBÉM: Você escreve?
Publicidade
Além das modalidades citadas, o mosaico esportivo de Santa Cruz do Sul é extenso. Temos diversos talentos, como a atleta Jaqueline Beatriz Weber, da Associação Medalha de Ouro, que trabalha de forma intensa para ter uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Também temos o estímulo à qualidade de vida, principalmente com as competições organizadas pelo gestor de Eventos Esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações, Alexandre Cruxen, com presença no Lago Dourado. Fora isso, temos os olhares dos amantes da velocidade de todo o Brasil com as emoções das provas no autódromo. O esporte aqui é demais!
LEIA MAIS TEXTOS DA COLUNA FORA DE PAUTA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade