Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COLUNA

Memória: em 1948, Santa Cruz fundava a Sociedade de Auxílio aos Necessitados

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

Patronato e asilo, localizado no Bairro Bom Jesus, foi um do projetos mais audaciosos da SAN de Santa Cruz do Sul

No dia 4 de novembro de 1948, foi fundada a Sociedade de Auxílio aos Necessitados (SAN) de Santa Cruz do Sul, “sob os auspícios” das Senhoras da Ação Católica, Prefeitura e Centro Municipal da Legião Brasileira de Assistência (LBA). A notícia foi destaque na Gazeta, que ressaltou a alta finalidade social e humanitária de socorro cidadãos em vulnerabilidade.

O que disse a reportagem: “Os recursos para a manutenção virão das mensalidades dos associados, donativos, poder público e LBA. Com a fundação, a comunidade deverá evitar a concessão de auxílios diretos aos pedintes, para acabar com os falsos mendigos que andam pela cidade. A entidade deverá manter um cadastro de quem realmente precisa e fará a distribuição de víveres, agasalhos, medicamentos e outros.”

LEIA TAMBÉM: Memória: a falta de gasolina que fechou postos e preocupou a indústria na década de 70

Publicidade

A primeira presidente da SAN foi Rosalina Ferreira, tendo como vice Inah Lopes Fettermann. Ainda participaram Constança Holz, Alda Kliemann, Lea Nogueira e Julita Kliemann. O conselho fiscal era formado por Cleonita Baumhardt, Romilda Breindenbach, Lydia Kaempf, Joana da Silva, Alzira Vogt e Laura Froeming. O prefeito Alfredo Kliemann foi o grande incentivador da proposta.

Em março de 1949, a entidade lançou ampla campanha de sócios. Voluntários passavam de casa em casa, nos estabelecimentos comerciais e industriais e nos prestadores de serviço, em busca de colaboradores. Semanalmente, a Gazeta publicava a lista dos novos associados. Um ano após a fundação, a SAN colocou entre suas metas a construção de um patronato e de um asilo para idosos no município.

LEIA TAMBÉM: Memória de 1948: você sabe como funcionava a central de telefones de Santa Cruz?

Publicidade

Em 13 de julho de 1957, a sociedade atingiu um dos seus objetivos mais audaciosos. Naquele dia, foi o lançamento da pedra angular da Vila Vicentina, com 33 quartos e 40 vagas. Para elaboração do projeto técnico, foi contratada a renomada Construtora Lux & Kothe. O asilo, perto da Igreja da Conceição, no Bairro Bom Jesus, abriga hoje 77 idosos.

LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.