Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ DO SUL

Feira da Diversidade se consolida e ajuda a fomentar a geração de renda

Expositores de Santa Cruz e de outros municípios se reuniram no espaço montado junto à Praça da Bandeira no último sábado | Foto: Albus Produtora

Em sua segunda edição, a Feira da Diversidade atraiu um grande público para a Praça da Bandeira, em Santa Cruz do Sul. O evento realizado nesse sábado, 11, contou com a participação de dirigentes de órgãos ligados à causa e empreendedores dos mais variados segmentos que aproveitaram para divulgar suas marcas, produtos e serviços.

As atividades começaram ainda pela manhã, quando a Rua Marechal Floriano foi fechada na quadra entre a Borges de Medeiros e Sete de Setembro para a instalação das bancas dos expositores. Dentre os participantes, estavam profissionais que atuam com atividades como artesanato, agências de viagens, confecções, bandeiras, brindes e outros produtos alimentícios e bebidas, oriundos de várias cidades do Rio Grande do Sul. O ponto alto, porém, foi a partir das 15 horas, quando houve a abertura. O encerramento ocorreu às 23 horas.

LEIA MAIS: Feira da Diversidade movimenta a Praça da Bandeira neste sábado

Publicidade

Estiveram presentes diversas autoridades municipais, entre secretários, diretores de secretarias e vereadores, e também estaduais. Dentre elas, a secretária-adjunta de Cultura do Rio Grande do Sul Gabriela Meindrad, o diretor-adjunto de Diversidade Sexual e Inclusão da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos Daniel Morethson e o coordenador de segmentação da Secretaria Estadual do Turismo Álvaro Machado. Em seus discursos, todos destacaram a importância de realizar ações como essa e citaram também o pioneirismo de Santa Cruz em possuir uma Coordenadoria Municipal da Diversidade atuante.

O coordenador de Diversidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (Sedesp), Ruben Quintana, demonstrou satisfação em relação ao resultado da atividade. A feira atraiu expositores de outros municípios, como Porto Alegre, Campo Bom e Caxias do Sul. E empresas de outros estados, como Santa Catarina e São Paulo, também demonstraram interesse mas não tiveram tempo hábil de participar. “Nossa ideia é fazer ao menos uma edição anual, dentro deste formato, ampliando cada vez mais e trazendo participantes de outras cidades”, comentou.

LEIA TAMBÉM: Fórum da Diversidade reúne representantes de todo Estado

Publicidade

Quintana (à direita) disse que a intenção é ampliar a realização de ações do gênero | Foto: Albus Produtora

O diretor-adjunto de Diversidade Sexual e Inclusão da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos Daniel Morethson enfatizou que a experiência santa-cruzense representa um exemplo positivo em políticas públicas para o Rio Grande do Sul, com a realização de diversas atividades e políticas desde a criação da coordenadoria. “O município está cumprindo o seu papel de chamamento para a inclusão”, afirmou.

Oportunidade

Um dos empreendimentos presentes na Feira da Diversidade foi a Inclusive Wine, de Porto Alegre. Propriedade de Raphael Giuriatto e Renan Perovano, a empresa produz e comercializa vinhos e espumantes. Eles tomaram conhecimento do evento, inscreveram-se para participar buscando dar visibilidade à marca e foram selecionados.

LEIA TAMBÉM: 2º Fórum da Diversidade vai debater ações pelo fim do preconceito e da violência

Publicidade

O engajamento permeia todas as etapas do empreendimento. Entre colaboradores e prestadores, a Inclusive Wine prioriza a presença de pessoas negras, mulheres, portadores de deficiência e LGBTQIA+. O conceito também é aplicado aos produtos comercializados: a empresa é a primeira marca a produzir um vinho com acessibilidade para cegos em seus rótulos. “É uma forma de criar uma rede inclusiva de empreendedorismo, com profissionais e colaboradores que ajudam a desenvolver a marca”, defendeu Giuriatto.

Para saber

A segunda Feira da Diversidade LGBTQIA+ foi uma realização da Coordenadoria da Diversidade, órgão vinculado à Sedesp, com o apoio das secretarias municipais de Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A coordenadoria foi instituída em Santa Cruz do Sul em agosto do ano passado. Desde então, questões ligadas à temática passaram a contar com uma agenda específica voltada à valorização e inclusão.

No final de 2022, foi apresentada uma cartilha prevendo 30 diferentes ações em prol da comunidade LGBTQIA+. Além da mobilização em torno de aspectos voltados à proteção, saúde e bem-estar, também foi proposto um calendário de eventos. Na agenda, depois da feira desse fim de semana, está programada para 21 de maio a realização da Parada da Diversidade.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.