A autorização para transmissão do sinal de internet de quinta geração em Santa Cruz do Sul deve sair até junho do ano que vem. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), porém, pode antecipar a liberação, como já ocorreu em outros municípios do país.
Segundo o cronograma previsto no edital do 5G, 30 de junho de 2024 é a data a partir da qual municípios com mais de 100 mil habitantes devem ter as faixas de frequência liberadas (veja abaixo). Esta semana, porém, a Anatel autorizou a antecipação da liberação do sinal em 347 municípios de 23 estados, incluindo 33 no Rio Grande do Sul. Na lista, estão centros populacionais importantes como Canoas, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Alvorada e Cachoeirinha, além de outros com população bem inferior à de Santa Cruz, como Rolante, Capela de Santana e Araricá.
LEIA TAMBÉM: Operadoras têm cinco anos para trazer o 5G a Santa Cruz do Sul
Publicidade
Questionada pela Gazeta do Sul, a Anatel não descartou que a liberação seja antecipada também em Santa Cruz. Segundo o órgão, isso ocorrerá “caso sejam atendidas as condições necessárias”. A liberação envolve o chamado “5G pleno”, ou seja, com as faixas de frequência de 3,5 GHZ que foram leiloadas em novembro de 2021. Atualmente, algumas operadoras já oferecem uma versão que não possui toda a potência do 5G porque utiliza as frequências do 4G.
A agência esclareceu, no entanto, que a liberação não significa que o sinal será ativado imediatamente, pois isso depende de as operadoras solicitarem o licenciamento e ativações das estações. Em Santa Cruz, o limite para isso acontecer é 31 de julho de 2027. Até lá, segundo os compromissos assumidos no leilão, as empresas Claro, Tim e Vivo terão que implantar, no mínimo, o equivalente a uma antena para cada 15 mil habitantes na zona urbana.
Também está prevista a implantação de rede 4G em quatro localidades do interior de Santa Cruz. A Claro terá que oferecer a tecnologia em Boa Vista, enquanto a Tim atenderá em Alto Paredão, São Martinho e Saraiva. Nesse caso, o prazo é 2028.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Tecnologia 5G chega ao Estado, mas ainda está longe de Santa Cruz
No ano passado, a legislação que regra a instalação de torres e antenas de telefonia no município foi reformada para abrir caminho para o 5G. Na ocasião, foram praticamente eliminadas as restrições para localização dos equipamentos, já que o 5G exige uma densidade maior de antenas para garantir uma cobertura eficiente.
Em dezembro, no entanto, a lei foi alterada novamente para condicionar a construção de torres a menos de 100 metros de edificações residenciais à autorização prévia de todos os proprietários. A mudança se deu após um movimento de moradores do Bairro Monte Verde para evitar a construção de uma torre perto de suas casas.
Publicidade
As datas
Liberação das faixas de frequência
28 de outubro de 2022 – Capitais e Distrito Federal.
1º/1/2023 – Municípios com mais de 500 mil habitantes.
30/6/23 – Municípios com mais de 200 mil habitantes e pelo menos 25% de municípios com até 30 mil habitantes.
30/6/2024 – Municípios com mais de 100 mil habitantes e pelo menos 50% de municípios com até 30 mil habitantes.
30/6/2025 – Pelo menos 75% dos municípios com até 30 mil habitantes.
1º/1/2026 – Demais municípios.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz do Sul está apta a receber sistema 5G
Prazos para instalação das estações 5G
31/7/22 – Capitais e Distrito Federal, na proporção mínima de uma estação para cada 100 mil habitantes.
31/7/23 – Capitais e Distrito Federal, na proporção mínima de uma estação para cada 50 mil habitantes.
31/7/24 – Capitais e Distrito Federal, na proporção mínima de uma estação para cada 30 mil habitantes.
31/7/25 – Capitais, Distrito Federal e municípios com mais de 500 mil habitantes, na proporção mínima de uma estação para cada 10 mil habitantes.
31/7/26 – Municípios com mais de 200 mil habitantes, na proporção mínima de uma estação para cada 15 mil habitantes.
31/7/27 – Municípios com mais de 100 mil habitantes, na proporção mínima de uma estação para cada 15 mil habitantes.
31/7/28 – Pelo menos 50% dos municípios com mais de 30 mil habitantes, na proporção mínima de uma estação para cada 15 mil habitantes.
31/7/29 – Municípios com mais de 30 mil habitantes, na proporção mínima de uma estação para cada 15 mil habitantes.
Fonte: Anatel
Publicidade
Saiba mais
O que o 5G representa em relação às gerações anteriores de internet móvel?
A principal diferença é uma velocidade muito maior. Porém, diferentemente das tecnologias 2G, 3G e 4G, o foco da internet de quinta geração vai além da demanda por tráfego para comunicação pessoal. A tecnologia deve pavimentar o caminho para a expansão da chamada “internet das coisas”. Isso significa que, com o 5G, cada vez mais elementos, como objetos e até animais, estarão conectados à internet, o que é possível graças à inteligência artificial e ao surgimento de versões extremamente miniaturizadas de computadores.
Onde o 5G já está disponível?
Até o momento, 487 municípios brasileiros obtiveram a liberação das faixas de frequência do “5G pleno”. As localidades abrangem 86 milhões de pessoas, o que representa em torno de 40% da população. A ativação efetiva das estações, no entanto, depende das operadoras. No Rio Grande do Sul, por exemplo, em somente dez cidades o sinal já era oferecido em dezembro, segundo a Anatel, o que significa um alcance de cerca de 17% dos habitantes do Estado. O município com maior cobertura é Bento Gonçalves, seguido por Porto Alegre.
Como funcionará para ter acesso ao 5G?
Será preciso comprar um celular que suporte a tecnologia. Por enquanto, os modelos disponíveis custam mais caro, mas a tendência é de que os preços baixem à medida que a tecnologia se dissemine.
Publicidade
E o que acontece com o 4G?
Mesmo com o início da oferta do 5G, as operadoras devem seguir ampliando a rede de 4G, sobretudo em regiões onde há carências de cobertura de internet móvel. Não por acaso, o edital também prevê investimentos no interior de Santa Cruz.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!