Há duas semanas, quando a população ainda tentava entender e se adaptar à nova rotina decorrente da pandemia do coronavírus, quem precisou sair de casa foi surpreendido por uma iniciativa sem precedentes na região. Ao parar na sinaleira nas ruas centrais ou em pontos instalados nos bairros naquela manhã de sábado, os santa-cruzenses recebiam por meio de drive-thru um vaso com flores.
A ação, que levou o nome de “Flores Abraçam”, foi uma forma de, em meio a tantas incertezas e insegurança, proporcionar, de certo modo, um gesto de carinho com a comunidade. Promovida pela Gazeta Grupo de Comunicações e Sítio Ecoflores com apoio da Souza Cruz, a atividade resultou na entrega de 4 mil vasos com kalanchoes, calandivas, minicrisântemos e begônias e reverteu na arrecadação de alimentos repassados a entidades assistenciais do município.
Inserido na programação do projeto Repensar, lançado neste ano pela Gazeta Grupo de Comunicações, o “Flores Abraçam” foi mais uma ação comunitária proposta pela empresa. Mas não foi a única. Desde que a Gazeta circulou pela primeira vez, em 26 de janeiro de 1945, foram muitos os momentos em que o jornal encampou mobilizações que resultaram em benefícios para a comunidade regional.
Publicidade
LEIA MAIS: Gazeta e Sítio Eco Flores distribuem quatro mil flores em Santa Cruz neste sábado
Entre as inovações propostas no decorrer de seus 75 anos, a Gazeta do Sul desta terça-feira, 21, chega aos leitores com uma proposta ousada. Pela primeira vez na história, o jornal terá tiragem duplicada, possibilitando que leitores e assinantes possam compartilhar o impresso com vizinhos ou pessoas de suas relações que não sejam assinantes. Em tempos de fake news, a ação inédita da Gazeta vai permitir que um número maior de pessoas tenham acesso aos conteúdos exclusivos do jornal e assim possam se manter bem informadas sobre o que acontece no cotidiano de Santa Cruz do Sul e região.
A ação ocorre em um momento de retomada das atividades do comércio e indústria, que estiveram fechados por semanas. Embora ainda com regras restritas de funcionamento, o objetivo é proporcionar que os santa-cruzenses estejam sempre bem informados e possam, de certa forma, retomar a normalidade dentro do possível.
Publicidade
Jornal grátis
A Gazeta do Sul desta terça que chega com um exemplar extra é uma oportunidade para que os leitores convidados tenham acesso ao jornal e ao Portal Gaz de forma gratuita até o próximo fim de semana. Para isso, basta se cadastrar até a tarde desta quarta-feira, 22. As regras sobre como aderir à campanha podem ser conferidas na sobrecapa promocional desta edição.
Vantagens
Além de ficar por dentro sobre aquilo que acontece na região e mundo através das diferentes plataformas de comunicação, quem assina a Gazeta do Sul e/ou o Portal Gaz tem ainda acesso a benefícios exclusivos. A fim de valorizar o seu público e fidelizar a audiência, a Gazeta lançou o clube do assinante. O Gaz Mais já soma mais de 150 estabelecimentos cadastrados em diferentes setores, nos quais é possível obter descontos especiais na aquisição de produtos ou serviços prestados em diferentes áreas. As empresas parceiras do Gaz Mais também possuem vantagens, e expõem sua marca na vitrine para milhares de potenciais clientes que formam a ampla carteira de assinantes da Gazeta.
LEIA MAIS: Quer receber exemplares cortesia da Gazeta do Sul na sua casa? Confira como
Publicidade
Um hábito preservado em família
Para os leitores que se acostumaram a acompanhar diariamente o noticiário da Gazeta do Sul, tantas iniciativas comunitárias reforçam a importância do jornal para seus leitores e anunciantes. É o que destaca a santa-cruzense Liane Schuch, 63 anos. Na sua casa, a leitura da Gazeta é um hábito desde 1985. “Logo cedo, olho o noticiário antes de ir para o trabalho. À tarde ou antes de dormir, faço uma leitura de tudo”, conta a assinante que trabalha em uma imobiliária de Santa Cruz há 28 anos. Na preferência de temas estão as colunas da página dois e o Panorama da Gazeta do Sul, além dos assuntos relacionados à segurança pública.
Para Liane, que no ano passado foi ganhadora do Palpite Premiado – promoção que premiava os leitores que acertavam o peso de uma pilha de jornais –, a Gazeta diferencia-se justamente por estar próxima da comunidade em diferentes momentos ao longo do tempo.
Coberturas destacam as ações pelo desenvolvimento
Projetos ligados a áreas como educação, saúde, infraestrutura e desenvolvimento sempre tiveram destaque na Gazeta. Por meio de campanhas e diante da ampla cobertura jornalística, seja no jornal, rádios ou mais recentemente no Portal Gaz, o público teve a oportunidade de acompanhar e se manifestar a respeito do que estava acontecendo. Graças a essa interatividade e pluralidade de opiniões, agentes públicos e a iniciativa privada puderam conhecer algumas das principais demandas da comunidade e com isso definir suas estratégias.
Publicidade
Em sua trajetória, um dos assuntos que receberam atenção especial dos veículos da Gazeta Grupo de Comunicações é o relacionado à logística. Nesse ponto, o projeto de duplicação da RSC-287, hoje uma das principais rodovias do Estado, tem sido constantemente abordado como forma de proporcionar o debate e reflexão a respeito da obra que visa proporcionar mobilidade e segurança no escoamento da produção. Também no mesmo campo, a construção do eixo norte da RSC-153, que liga Barros Cassal a Vera Cruz (até o viaduto sobre a RSC-287), foi amplamente divulgada pela Gazeta. Inaugurada há pouco mais de nove anos, a via proporcionou um dos maiores saltos em relação aos transportes no Estado e trouxe consigo a expansão de setores como comércio e serviços por onde passa.
LEIA MAIS: Duplicação da RSC-287 vai começar pelo trecho entre Santa Cruz e Tabaí
Parcerias
Além das equipes de jornalismo, a Gazeta conta com parceiros na busca pela informação. Seja na cidade ou no interior, e mesmo fora de Santa Cruz do Sul e Vale do Rio Pardo, cidadãos de diferentes meios se acostumaram a interagir enviando sugestões de pauta e relatos que, em muitas ocasiões, resultaram em importantes coberturas jornalísticas. Essa interação com o público faz com que jornal, rádios e portal de notícias cheguem ainda mais longe graças às relações que se consolidaram ao longo das décadas.
Publicidade
Integração com a comunidade
No calendário regional de grandes eventos, iniciativas desenvolvidas pela Gazeta repercutiram no dia a dia da comunidade. Na lista de ações com esse propósito está o projeto Gerir, uma série de workshops de gestão organizacional aberta ao público com debates sobre temáticas de relevância para a sociedade, com assuntos como sucessão familiar, gestão da propriedade e desafios do agronegócio. Foi inclusive por meio do Gerir que, em agosto do ano passado, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, esteve em Santa Cruz para falar a respeito do cenário atual e perspectivas para a retomada socioeconômica do País.
LEIA MAIS: Projeto Gerir: um convite ao debate sobre gestão organizacional
Com foco na promoção da educação, o Palco do Saber, que neste ano chega a sua sétima edição em Santa Cruz do Sul, e segunda em Venâncio Aires, tem mobilizado estudantes, professores e famílias com uma olimpíada do conhecimento. Premiada em âmbito estadual, a ação é desenvolvida anualmente e conta com patrocínio das prefeituras de Santa Cruz do Sul e de Venâncio Aires, com suporte pedagógico das Secretarias de Educação dos municípios, 6ª Coordenadoria Regional de Educação e Programa Unisc-Escola.
LEIA MAIS: Palco do Saber: a maior olimpíada de conhecimento do Vale do Rio Pardo
O incentivo ao esporte e prática de atividades físicas também repercute entre as promoções da Gazeta Grupo de Comunicações. Uma das atividades mais conhecidas nesse sentido é a rústica em homenagem ao aniversário de Santa Cruz do Sul, que reúne competidores de diversas regiões do Estado. Outro exemplo é o Estação Verão, evento de caráter solidário, por meio do qual os participantes são convidados a contribuir com alimentos ou leite, que posteriormente são revertidos para entidades assistenciais.
LEIA MAIS: FOTOS: Estação Verão finaliza com sucesso de público e arrecadação
Fundação
Mais do que levar notícias à população, a Gazeta também atua com foco em contemplar a comunidade em áreas essenciais para o crescimento e o desenvolvimento dos municípios da região. Com esse propósito, em 25 de agosto de 1990 nasceu a Fundação Gazeta Jornalista Francisco José Frantz, que, ao lado dos dois jornais, das cinco emissoras de rádio, do Portal Gaz e da Editora Gazeta, integra um dos maiores complexos de comunicação do interior do Rio Grande do Sul.
Além de homenagear o criador da empresa, a Fundação carrega consigo o espírito empreendedor e de participação ativa na vida da sociedade local e regional, que caracterizava bem o perfil de Francisco José Frantz e até hoje inspira a essência do trabalho realizado pelo grupo.
O grupo Gazeta
Fundada em 1945, no período pós-Segunda Guerra Mundial, a Gazeta do Sul integra a Gazeta Grupo de Comunicações, um grupo com 11 diferentes unidades de negócios que está presente no dia a dia da comunidade regional. Além do conteúdo jornalístico por meio do jornal impresso, rádios e Portal Gaz, a empresa também atua em áreas distintas da comunicação, como você confere a seguir:
Gazeta do Sul – Em circulação desde 26 de janeiro de 1945, o jornal é um dos maiores do interior do Rio Grande do Sul. Tem uma tiragem média de 13 mil exemplares, chegando diariamente a 70 mil leitores .
Portal Gaz – Com atualização em tempo real e espaço para a interatividade com os leitores por meio de redes sociais, a plataforma digital está no ar há dez anos. Traz uma cobertura de assuntos locais, regionais e a repercussão de assuntos internacionais.
Rádio Gazeta FM 107,9 – No ar desde 1980, a rádio é a primeira do grupo e quarta mais lembrada do Rio Grande do Sul, segundo o Top of Mind.
Rádio Gazeta FM 101,7 – Primeira FM do grupo Gazeta, a emissora entrou no ar em 1983. Com uma programação variada voltada ao público jovem, a rádio tem uma grade diversificada e dinâmica de perfil popular e focada no público jovem.
LEIA MAIS: Conheça um pouco da história de fundação de um dos maiores jornais do Rio Grande do Sul
Rádio Gazeta FM 99,7 – Mais nova integrante das rádios do grupo, no ar desde 2017, é a terceira emissora da Gazeta em Santa Cruz do Sul. O estilo musical eclético, com um mix entre MPB e pop rock nacional e internacional, faz da 99,7 uma das mais ouvidas da região.
Gazeta da Serra – Sediado em Sobradinho, o semanário completou 35 anos de circulação como mais conceituado veículo de imprensa da região Centro-Serra. Circula todas as sextas-feiras trazendo reportagens especiais e conteúdos identificados com a comunidade regional.
Rádio Gazeta FM 98,1 – Também sediada em Sobradinho, a emissora está no ar há três décadas. Além da unidade da Capital do Feijão, a Gazeta 98,1 conta com uma sucursal em Arroio do Tigre, de onde é transmitido o Bailão Gazeta, e o estúdio de Lagoão, com programação noturna.
Rádio Rio Pardo FM 103,5 – Sediada em Rio Pardo e conhecida pela programação diversificada, focada em jornalismo e entretenimento, a emissora tem uma tradição de quase 70 anos. E, mesmo com tanto tempo no ar, segue inovando para atender seu público cada vez mais fiel.
Editora Gazeta Santa Cruz – Em atividade há 22 anos, possui abrangência nacional e internacional com seus tradicionais anuários voltados ao segmento do agronegócio. Também é conhecida pela publicação de obras literárias de autores de diferentes regiões.
Gráfica Gazeta do Sul – Responsável pela impressão da Gazeta do Sul e Gazeta da Serra, a gráfica da Gazeta Grupo é uma das maiores do interior do Estado e produz jornais de diversos municípios, contemplando as principais áreas econômicas do interior gaúcho. Com tecnologias de ponta, a estrutura cresceu junto da Gazeta do Sul e hoje adota recursos focados na sustentabilidade em todos os processos.
Fundação Gazeta Jornalista Francisco José Frantz – Unidade que homenageia o fundador da Gazeta do Sul, desenvolve projetos especiais, eventos e ações de cunho cultural. Graças a esse perfil, tem uma forte aproximação com a comunidade.