Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

HOMENAGEM

Ana Cañas canta Belchior

Passados quase seis anos desde a morte de Antônio Carlos Belchior, no dia 30 de abril de 2017, parece que o Brasil celebra mais e mais, em alto e bom som, o legado do músico cearense. No cinema, com várias produções concluídas ou em vias de finalização; na literatura, com biografias, reportagens ou reminiscências de pessoas que com ele conviveram; e, claro, na própria música, com a revisitação aos clássicos que compôs e difundiu no imaginário de gerações, Bel, como era carinhosamente chamado por seus milhões de fãs, está na mídia. E, se está na mídia, não há como não estabelecer alguma conexão com Santa Cruz do Sul. Tudo porque foi nessa cidade que ele passou os últimos anos que antecederam a sua morte, anunciada para um surpreendido país, que tanto queria saber de seu incógnito paradeiro. Para sempre, a história e a trajetória de Belchior estarão associadas a essa paisagem específica.

LEIA TAMBÉM: Gusttavo Lima vem falar de amor

E, se assim é, vale referir o sucesso que está fazendo o espetáculo “Ana Cañas Canta Belchior”, que acaba de receber o prêmio de “Melhor Show do Ano” de 2022 pela APCA, destaque enfatizado pela Associação Paulista de Críticos de Arte. A cantora paulista, de 42 anos, que já ostenta bons e elogiados trabalhos em seu currículo, viajou o Brasil ao longo do ano passado para se apresentar a plateias das quais recebeu efusivos aplausos por conta das interpretações inspiradas que faz do repertório de Bel. E o prêmio atribuído pela APCA, por sinal, veio uma semana após ela lançar o registro ao vivo do espetáculo Ana Cañas Canta Belchior em seu canal do YouTube. Neste início de 2023, ela segue com a turnê, que visita várias regiões nacionais.

Publicidade

O DVD oferece uma mistura de composições clássicas e de  canções “lado B” do artista cearense, além de listar Um Rolê no Céu, faixa inédita com a qual Ana foi presenteada pelos filhos de Belchior. Com participação especial de Ney Matogrosso e Rael, nas músicas Paralelas e Antes do Fim, respectivamente, o registro foi gravado no Estúdio NaCena, em São Paulo, com direção de Hugo Moura.

LEIA TAMBÉM: Músicos santa-cruzenses participam do maior festival de música clássica da América Latina

Em março do ano passado, o espetáculo passou por Porto Alegre. O projeto nasceu durante a pandemia, a partir da ideia de uma live única, mas acabou por se transformar em um álbum de 14 faixas e uma turnê integralmente dedicados ao compositor cearense. O disco abre com Coração Selvagem e segue com clássicos como Sujeito de Sorte, Paralelas, Alucinação, Velha Roupa Colorida e Como Nossos Pais, ao jeito especial e com a tonalidade da voz de Ana para os fãs de Bel.

Publicidade

Mais um livro sobre o cantor cearense

Inúmeras biografias e reportagens relacionadas a Belchior chegaram às livrarias nos últimos anos. Em breve deve se unir a esse conjunto obra elaborada pelo jornalista maranhense Dogival Duarte, radicado em Santa Cruz do Sul, que conviveu com o cantor ao longo de boa parte do período em que ele morou na cidade, tendo sido, inclusive, responsável direto por acolhê-lo, e a sua companheira Edna Prometeu, na região.

LEIA TAMBÉM: Livro conta por onde andou Belchior nos quase dez anos que viveu anônimo

Dogival finalizou o livro, de cerca de 400 páginas, que aborda os últimos tempos de Belchior. Deve ser lançado em abril, em edição independente, na passagem de seis anos da morte do cantor. Ainda sem título definido, o original, segundo Dogival, está sendo encaminhado a dois especialistas, para que façam a “correção final”. Além de relatos da convivência com Belchior, traz entrevistas com pessoas que ajudaram no acolhimento de Bel e com antigos parceiros e compositores dele.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.