A paixão de Sônia Luz pela literatura surgiu quando ainda era jovem. Em casa, ela inventava histórias e contava para a família; na escola, lia todos os livros disponíveis na biblioteca. “Como eu sempre fui uma pessoa mais tímida e fechada, a arte de uma maneira geral era muito bem-vinda na minha vida. Meus melhores momentos de lazer eram os livros, as exposições de arte, os museus, as viagens”, relembra.
O gosto pela leitura e pela escrita levaram Sônia à graduação em Letras, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). “A partir daquele momento, eu tive a certeza de que era o que eu mais gostava de fazer.” Depois, ela voltou para o ambiente acadêmico, mas como docente.
LEIA TAMBÉM: Trajetória da santa-cruzense Valesca de Assis vira tema de documentário
Publicidade
Antes disso, logo que se formou na faculdade, iniciou o trabalho como professora de alfabetização e de Ensino Médio. Sônia relembra uma iniciativa dessa época, na Escola Educar-se, que tem muito orgulho de ter realizado. Ela foi a responsável por criar uma experiência de oficinas literárias para crianças da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental, trabalho que foi referência para muitas escolas.
“Primeiro nós estudávamos sobre a literatura infantil e depois trabalhávamos de uma forma prática com as crianças, fazíamos a criação de poesias. Os trabalhos foram expostos na escola posteriormente”, conta.
Outra memória que segue viva na mente e no coração de Sônia é o primeiro prêmio que ganhou por um texto de autoria dela. A obra foi produzida no 8º ano do Ensino Fundamental. Uma poesia despretensiosa, segundo ela. “Na época, fizeram até homenagem para mim, ganhei um livro e muito reconhecimento de todos. O momento foi muito importante para minha trajetória”, declara.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Amor que se transforma em samba no pé; veja a trajetória da Rainha do Carnaval de Santa Cruz
Aquele foi o pontapé inicial para continuar escrevendo, mas Sônia ainda não possui nenhuma obra autoral publicada. Ela afirma que pretende lançar a primeira ainda neste ano. Poesia, contos e crônicas estão entre os gêneros preferidos para desenvolver a escrita. “Eu sou especialista nisso, é uma grande paixão minha.”
“Quase como respirar”
Para Sônia, é gratificante quando uma pessoa se torna leitora a partir de um pequeno impulso. “O incentivo à leitura para mim é quase como respirar. Se eu ler um livro, vou dizer como ele é. Se eu ler dez, cinquenta ou cem, vou poder dar mil exemplos. Mas não existe uma receita específica. O importante é você ser um leitor atento, conhecer as pessoas e indicar os livros” declara. Para a apreciadora fiel do mundo literário, é dever de todos incentivar – em algum momento da vida – a leitura. “Não digo como educador, porque parece que já associamos a isso, mas como ser humano. Eu sempre procuro olhar diretamente para a pessoa e dizer o quanto é importante. É parte do meu trabalho; se eu gosto, eu tenho que ter uma forma de fazer com que as pessoas participem daquilo, se sintam tocadas. Isso traz conexão e respaldo para meu trabalho”, reitera.
Publicidade
A pessoa que deseja criar o hábito da leitura deve começar pelo assunto que mais lhe agrada, de acordo com Sônia. “Se a pessoa gosta de um gênero específico, pode encontrar algo interessante que vai proporcionar o desejo de conhecer mais sobre esse ou outros. Eu indicaria a literatura atual, começar por aquilo que está falando do meio, da vida que está pulsando no momento. Para um leitor que está sendo construído, a melhor forma é descobrir o seu interesse”, enfatiza. A educadora salienta que se uma escola ensina a ler, já ensinou tudo. “A partir disso, a pessoa procura o que ela gosta e o que não sabe. Ela vai explorar cada vez mais essa diversidade de conteúdos que tem. Por isso, eu friso: apenas leiam.”
LEIA TAMBÉM: Olheiras: tipos, causas e como tratar
Saiba mais
Aos 64 anos, Sônia atua como contadora de histórias e formadora de contadores de histórias. Trabalha com públicos de várias cidades, função que, nas palavras dela, a enriquece muito. A formação é constante: além da graduação em Letras, possui especialização em Literatura Comparada, mestrado na área de Lliteratura Infanto-juvenil e diversos outros cursos. Foi a Personalidade Incentivadora da Leitura da 32ª Feira do Livro em Santa Cruz do Sul, honraria concedida em 2019.
Publicidade
Atualmente, é conselheira do Colegiado Setorial do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (CSLLLB), do Estado do Rio Grande do Sul, e conselheira da Setorial de Literatura, do Conselho Municipal de Cultura (CMC), de Santa Cruz. Para acompanhar mais sobre o trabalho de Sônia Luz, siga no Instagram @sonia_md_luz.
LEIA MAIS TEXTOS DO CADERNO ELAS
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade