Por meio da Rádio Rio Pardo FM 103,5, moradores do município afirmam que dragas estão retirando areia em áreas de banho das margens do Rio Jacuí. Segundo os denunciantes, que não quiseram se identificar, a ação ocorre há muitos anos e não há fiscalização acerca da situação. “A retirada de areia desbarranca a margem do Balneário Santa Vitória e muda o rio diariamente. Além disso, a areia que sai vem acompanhada de pedras e eles soltam essas pedras em qualquer área do rio”, disse um deles.
LEIA TAMBÉM: Asfaltamento ao Porto Ferreira em Rio Pardo é retomado
Ainda de acordo com os relatos, a extração de areia acontece todos os dias, uma situação que facilita para que ocorra a fiscalização necessária, conforme avalia o morador. “Houve denúncia, já foi passado para alguns órgãos públicos, mas não existe nenhuma fiscalização ambiental no local. A única coisa que pedimos é para que controlem o trabalho das dragas, pois a retirada de areia está sendo a menos de 2 a 3 metros da margem do rio. Entendemos que é o ganha-pão deles, mas que sejam conscientes e tirem areia nos lugares fora da área dos balneários”, pediu.
Publicidade
Procurada pela reportagem da Gazeta do Sul, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam) informou que não tem denúncia em aberto com relação a esse caso e garante que realiza constantemente fiscalizações no Rio Jacuí, com ação intensificada principalmente para as atividades de dragas. A fundação solicita que esses relatos sejam comunicados oficialmente pelo e-mail [email protected].
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade