A Prefeitura de Santa Cruz do Sul publicou, na noite deste domingo, 19, o novo texto do decreto de calamidade pública municipal. A nova determinação permite a reabertura do comércio, a partir desta segunda-feira, 20, mas com uma série de restrições e medidas de prevenção.
Algumas delas são:
- todos que frequentarem as lojas, bem como os funcionários, devem estar de máscara – o mesmo vale para supermercados;
- os empregados terão a temperatura verificada no início da jornada; a entrada de clientes será limitada, de acordo com a quantidade de atendentes, ficando a empresa responsável pela formação de fila na parte externa da loja;
- pisos devem ser higienizados a cada duas horas;
- estão proibidas as provas de vestimentas, acessórios, calçados, entre outros produtos; e
- idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas devem receber atendimento diferenciado, para que permaneçam menos tempo nas lojas.
LEIA MAIS: ENTREVISTA: prefeito diz que se flexibilização repercutir no contágio pode voltar a fechar lojas
Publicidade
O novo decreto também reduz restrições ao funcionamento de restaurantes, lancherias e food trucks. Estas poderão oferecer produtos na modalidade take away, na qual o cliente agenda a retirada do produto no balcão. Lancherias e restaurantes também poderão receber consumidores na parte interna, mas somente para servir pratos “à la carte” e entre 11 e 14 horas, com restrições de ocupação do espaço.
Também fica permitida a retomada das atividades de academias e personal trainers. No entanto, devem ser seguidas medidas de distanciamento e é proibido o atendimento a pessoas com mais de 60 anos, gestantes, entre outros integrantes dos grupos de risco da Covid-19.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS