Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DIVERSÃO E APRENDIZADO

Veja brinquedos que são importantes aliados no desenvolvimento das crianças

Os brinquedos são considerados importantes aliados no processo de aprendizagem das crianças, pois auxiliam no desenvolvimento cognitivo e motor. Através do brincar, a criança desenvolve elementos fundamentais na formação da personalidade, visto que aprende, experimenta situações, organiza suas emoções, processa informações, constrói autonomia de ação, entre outros.

O ideal é que a seleção seja realizada de acordo com o nível de desenvolvimento motor e cognitivo da criança. Tudo tem que ser muito bem avaliado e planejado de forma coerente, atingindo o objetivo que um determinado brinquedo propõe e desenvolver a capacidade motora.

LEIA TAMBÉM: A importância do brincar no desenvolvimento infantil

Publicidade

Baseado na maturidade cerebral, a criança apresenta habilidades motoras íntegras e com isso tem iniciativa de ir até o brinquedo e explorá-lo de diversas maneiras. Em alguns casos, a participação dos pais e professores é fundamental para auxiliá-las a explorar o brinquedo da melhor forma possível.

A questão do brincar é tão séria, que um dos princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança diz que: “Toda criança tem direito à alimentação, habitação, recreação e assistência médica”. Sugere-se que toda pessoa, em especial pais e profissionais que fazem parte da formação de uma criança, tenham em mente o quanto é importante repensar a forma de apresentar, oferecer, ou proporcionar certo brinquedo ou uma brincadeira à criança, avaliando o que poderá lhe proporcionar.

Vamos brincar

Montar um quebra-cabeça pode ser mais que um desafio. Brincar de boneca não é só deixar a imaginação da criança fluir, mas também diz muito sobre a capacidade de expor sentimentos. Até a bola vai além do objeto redondo que entra ali no golzinho improvisado no meio da sala. O que esses brinquedos têm em comum? De forma espontânea e prazerosa, dá para aprender brincando.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Rotina com atividades divertidas ajuda a evitar depressão infantil

  • Quebra-cabeça: O desafio estimula a percepção visual espacial. O jogo permite adquirir estratégias para resolução de desafios e tomada de decisões. O brinquedo em si não tem nenhuma restrição, mas o número de peças deve ser adequado à faixa etária.
  • Blocos de encaixe: Peças coloridas e desafios manuais exploram o desenvolvimento psicomotor e intelectual da criança. Os blocos estimulam a busca dos encaixes, a resolução do problema usando estratégia, raciocínio e concentração. Para crianças a partir de 18 meses.
  • Pega-varetas: O pega-varetas desenvolve habilidades manuais. A disputa amplia a capacidade de antecipação e, além disso, pode reativar as memórias de infância dos pais. O brinquedo é indicado para crianças a partir dos 7 anos (com supervisão de um adulto).
  • Bola: Que criança consegue resistir a uma bola? A bola estimula a motricidade, percepção corporal, agilidade, destreza. Permite uma infinidade de experiências e propostas, individuais e em grupo. Não há restrição de idade.
  • Treino cerebral: O jogo educativo vem com imagens para a criança imitar. É um brinquedo que desenvolve a coordenação motora, a discriminação visual, o raciocínio lógico e a percepção tátil. Para a partir de 4 anos.
  • Boneca: Brincar de boneca permite a imitação e simbolização, ao reproduzir atividades de vida diária, criar narrativas, estimular a empatia e a expressão de emoções. Para qualquer faixa etária, convém observar o tamanho dos acessórios que podem acompanhar a boneca.
  • Fantoches: Os fantoches convidam a criança para um mundo mágico, onde os pais, educadores e os próprios pequeninos podem inventar personagens e criar histórias. A vivência do lúdico faz parte do desenvolvimento infantil e também deve ser estimulada, porque fortalece a imaginação e a criatividade.
  • Argila ou massinha: Brincadeiras com argila e massinha de modelar estão entre as preferidas dos pequenos. Enquanto criam novas formas e figuras, eles aprimoram o tato e as funções motoras finas, além de usar a criatividade para fazer, com as próprias mãozinhas, os personagens e objetos de suas novas aventuras.

Fonte: www.mundoeducação e www.correio24horas

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.