O peso excessivo de caminhões é apontado como uma das causas da degradação rápida do pavimento da principal rodovia que corta o Vale do Rio Pardo. Junto com a base da RSC-287 que está comprometida em diversos trechos, a circulação de veículos com toneladas acima do permitido causa buracos e ondulações na pista. A situação só pode ser coibida com a pesagem dos caminhões.
LEIA TAMBÉM: Decisão mantém tramitação de processo contra Rota de Santa Maria em Santa Cruz do Sul
Atualmente, quando existe suspeita de veículos nessa condição, é preciso fazer o encaminhamento para locais onde existem balanças homologadas. Para aumentar o controle por parte dos órgãos de segurança, a Rota de Santa Maria pretende instalar um equipamento de verificação do peso dos caminhões na RSC-287. Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, o diretor da concessionária, Renato Bortoletti, revelou que a estrutura vai ser instalada no trecho de Taquari.
Publicidade
Além disso, a Rota de Santa Maria também pretende instalar equipamentos automáticos de verificação do peso dos caminhões ao longo da RSC-287. Diferente da balança, eles vão ser utilizados apenas para que a concessionária possa saber onde existem mais situações de abuso de carga e, com isso, adotar a providências necessárias para coibir a situação.
LEIA TAMBÉM: Ondulações, buracos e desníveis: entenda os problemas da RSC-287 e a atuação da Rota de Santa Maria
São 12 pontos que também vão contar, de maneira automática, o número de veículos e a quantidade de eixos. O peso máximo permitido varia de acordo com o tipo de caminhão e quantidade de eixos mas pode chegar a 8 toneladas e 600 quilos por eixo.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade