Depois de dois anos suspenso em função da pandemia de Covid-19, o Bailinho da Borges voltou com tudo para animar o Carnaval de Santa Cruz do Sul. Com muitas novidades e mais espaço, o evento reuniu milhares de pessoas nas ruas Borges de Medeiros e Marechal Floriano, além da Marechal Deodoro e a Praça da Bandeira, que também serviram como pontos de apoio para a venda de alimentos e bebidas e o posicionamento dos banheiros químicos. As bandas se apresentaram nos palcos até a 1 hora da madrugada de domingo, 12, mas depois do encerramento os foliões permaneceram nas ruas e estenderam a festa.
LEIA MAIS: Bailinho da Borges é sucesso para todas as idades; confira fotos
Após a abertura, às 17 horas, o público estava reduzido, muito em função do calor intenso naquele horário. Aos poucos, porém, mais e mais pessoas começaram a lotar a Borges de Medeiros. Embora houvesse inúmeros pontos de venda de bebidas, muitos optaram por levar os próprios isopores e caixas térmicas. Por volta das 20h30, a via já estava lotada e a festa seguiu com animação de Bako Lopes e Super Banda, Edinho Nascimento, Areal da Baronesa, Império da Lã, Clube Uniãozinho e DJ Mono.
Publicidade
Presente na abertura, a prefeita Helena Hermany (PP) destacou a importância do Bailinho para o município. “Depois de dois anos de pandemia e sete anos sem desfiles, nós estamos voltando com força total para valorizar essa cultura e também prestigiar as pessoas que batalham tanto para preservar o Carnaval.” Para ela, é obrigação do gestor público se preocupar com saúde, educação e segurança, mas também cultura e qualidade de vida para a população. “A alegria faz muito bem para a saúde, quem é alegre e satisfeito vive muito melhor.”
Helena também se disse feliz e satisfeita com o retorno da comunidade acerca do novo calçadão da Marechal Floriano. “Depois que concluímos a reforma, parece que as pessoas entraram em uma nova fase, estão aproveitando os espaços, frequentando os bares e convivendo. Essa era uma realidade que só víamos em cidades turísticas.”
LEIA TAMBÉM: Stefani Taís da Silva Rodrigues é escolhida rainha do Santafolia 2023
Publicidade
Ainda no tema, reforçou a consolidação de Santa Cruz como uma cidade de destaque em turismo de eventos. “É bom para os restaurantes e também para os hotéis, que estão todos lotados. A cada mês temos um evento que movimenta a rede e faz a cidade pulsar.”
Avaliação positiva
Um dos idealizadores e responsáveis pela organização do Bailinho da Borges, Rafael Tombini, diz que a avaliação do evento é muito positiva em todos os aspectos. “O público compareceu em peso, não tivemos nenhuma confusão ou ocorrência. Destaco o brilhante trabalho das forças de segurança e de todos os envolvidos no planejamento.” Ele enfatiza que a população aderiu à ideia de fazer uma festa popular e democrática de rua. “É um projeto que a cidade abraçou de forma brilhante e consolidou Santa Cruz como um dos grandes polos de Carnaval de rua.”
Para as próximas edições, Tombini diz que o objetivo não é crescer em tamanho, mas sim em qualidade e manter a marca de um Carnaval característico de cidade do interior, tranquilo e aberto a todos os públicos. Destacou o trabalho das equipes de limpeza e desmontagem das estruturas, que começaram a atuar logo após o encerramento da festa e deixaram as ruas limpas e desobstruídas para a retomada da normalidade na manhã desse domingo.
Publicidade
Concurso de fantasias premiou a criatividade
Além das atrações musicais e das opções gastronômicas, os foliões puderam participar das cinco categorias do concurso de fantasias. Uma comissão especial fez a seleção dos trajes com critérios de criatividade e originalidade das produções. Na sequência, foi aberta uma votação virtual no Portal Gaz para definir os vencedores. O concurso foi uma realização da Gazeta Grupo de Comunicações, com apoio da Loja Festa e Fantasia e Posto 1.
LEIA TAMBÉM: Concurso de Fantasias: veja quem são os ganhadores
Os amigos Rafael Faleiro e Giovane Magnon se fantasiaram de Chapolim Colorado e Chaves, respectivamente. Eles integravam um grupo oriundo de municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre e Região Carbonífera que veio a Santa Cruz para o Bailinho da Borges. “Temos um amigo que mora aqui e ele convidou. Acabamos decidindo as fantasias no improviso, mas o pessoal gostou”, afirma Faleiro.
Publicidade
Na categoria infantil, o primeiro lugar ficou com Joaquim Grüner Moraes, que se fantasiou de guardião da natureza. O segundo colocado foi o pirata Gael Becker. Entre os adultos, a campeã foi Ana Cláudia Schuh, fantasiada de pipoqueira. O vice ficou com a porta-bandeira Lisiane dos Santos. Já na melhor idade, a baiana estilizada Pilly Calvin foi a vencedora e a apresentadora de circo Sonia Maria Schuh ficou na segunda posição. A melhor fantasia no júri popular foi para o pequeno Bento Rusch Giovanella e seu traje de Thor, enquanto o melhor bloquinho foi para Thyago Motta e Sabrina Thiesen, com o Instagram versus Pessoalmente.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade